Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

José Abraão prevê negociações “duras” para Orçamento de 2018

17 jun, 2017 - 20:00 • Susana Madureira Martins

O dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública disse na comissão nacional do PS que quer ver aumentos de salários e descongelamento de carreiras no diploma do Governo.

A+ / A-

A política de reposição de rendimentos tem mérito, mas não chega. É basicamente esta a posição do dirigente nacional do PS e da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP).

José Abraão, em declarações à Renascença, revelou o que disse ao secretário-geral do PS e primeiro-ministro durante a comissão nacional do partido, ou seja, que pela frente ainda há “o descongelamento de carreiras, o combate à precariedade e uma exigência permanente dos sindicatos de aumentos salariais a par do aumento do salário mínimo”.

O dirigente sindical admite que, por isso, a negociação do Orçamento de estado para 2018 seja “dura” e que “não vai ser fácil”, mas que a FESAP exige “uma negociação e um compromisso por parte do Governo”.

E José Abraão avisa que tem de ser um compromisso “de tal modo que não aconteça conforme o que está a acontecer nalguns ministérios, e em concreto no ministério da saúde em que se fazem compromissos e depois não são cumpridos”.

Nestas declarações à Renascença, o dirigente da FESAP sublinha que “nesse quadro essa é a razão pela qual alguns sectores da saúde vão já para greve no próximo dia 29 e outros se preparam se não forem assumidos compromissos negociais que foram estabelecidos com os sindicatos e em particular na administração pública”.

Avisos que surgem numa altura em que já decorrem as negociações à esquerda para a elaboração do próximo Orçamento de Estado.

José Abraão diz que valoriza a “reposição de alguns rendimentos, a reposição de alguma negociação colectiva e por consequência a valorização dos sindicatos, nomeadamente no que está a acontecer no combate à precariedade”, mas acrescenta que a criação de emprego tem de ser acompanhada de “emprego qualificado, com direitos para os trabalhadores”.

Por isso, diz “valorizamos também a reposição de rendimentos, e por isso é altura, e também o dissemos ao PS, que com o Orçamento para 2018, depois da reposição possam verificar-se aumentos salariais, não só na administração pública, mas também, por intermédio da negociação colectiva, no sector privado”.

Num recado claro ao partido e ao governo liderados por António Costa, o dirigente da FESAP acrescenta que “quero acreditar que o PS no governo há-de criar as condições de abertura para que, a par do descongelamento das carreiras e progressões, que esperamos sejam para todos, seja possível melhorar os salários para que a política de baixos salários possa ser abandonada”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+