Tempo
|
A+ / A-

Morreu o jornalista Joaquim Vieira

17 jun, 2017 - 09:46

Repórter da Renascença há longos anos, era uma das vozes do jornalismo desportivo nacional e são inesquecíveis os seus relatos emocionados da Volta a Portugal.

A+ / A-
Morreu o jornalista Joaquim Vieira
Recorde alguns dos momentos de reportagem do jornalista Joaquim Vieira na Renascença

A família Renascença está desde esta madrugada mais pobre.

O jornalista Joaquim Vieira morreu esta madrugada aos 65 anos, vítima de doença prolongada, no Hospital de Santo António, no Porto.

Era um dos repórteres do departamento desportivo que habitualmente levava até si os relatos de futebol e os especiais da Bola Branca sobre desporto e a para os ouvintes da Renascença os seus relatos emocionados da Volta a Portugal em Bicicleta tornaram-se inesquecíveis, tendo acompanhado mais de 20 edições da prova.

Joaquim Vieira nasceu na Ribeira, coração da cidade do Porto, a 22 de Dezembro de 1951 e esteve toda a vida ligado à cidade, residindo mais recentemente na Maia.

Antes de se dedicar ao jornalismo, na juventude, passou pelas camadas jovens do Futebol Clube do Porto onde jogou, nos juniores, com o antigo seleccionador nacional António Oliveira.

Trabalhou mais de 25 anos na Renascença mas antes passou pela TSF e por rádios locais do Porto.

O actual chefe de redacção de desporto da Renascença, Pedro Azevedo, deixa o seguinte testemunho sobre o seu colega e amigo.

Recordaremos para sempre o repórter perspicaz, o narrador peculiar e a linguagem simples, clara e concisa. Mas o que mais nos marcou no perfil do Joaquim Vieira foi uma incomparável cortesia geradora de um infindável número de amigos.

Evocar a memória do Joaquim Vieira é contar parte da história do jornalismo desportivo dos últimos 25 anos, período em que colaborou com a Renascença e ajudou a engrandecer a Bola Branca.

Resta-nos agradecer penhoradamente o seu empenho, dedicação e brio profissional.

Um bom exemplo para as gerações vindouras.

À família do Joaquim Vieira as nossas mais sentidas condolências.

Também a Liga de Futebol publicou uma nota de pesar pela morte de Joaquim Vieira, no seu site oficial.

"Joaquim Vieira era um dos jornalistas que nos honrava com a sua presença na cobertura dos eventos da Liga Portugal. A notícia do seu falecimento deixa-nos a todos mais pobres e saudosos", lê-se.

A FPF também noticiou a morte do repórter, salientando o seu gosto pelo desporto. "Adorava futebol e adorava ciclismo, tendo somado, para a Renascença, inúmeras reportagens na Volta a Portugal em bicicleta e em centenas de jogos de futebol pelos estádios de todo o país, quase sempre como “repórter de pista”, com o colete a exibir o símbolo da sua RR, rádio onde passou grande parte da sua carreira, depois de passagens pela TSF e por emissoras regionais."

Já este sábado, a terceira etapa do Grande Prémio Abimota, em ciclismo, ficou marcada por um minuto de silêncio em memória de Joaquim Vieira.

O funeral realiza-se no domingo as 11h, na Igreja Matriz de Gondomar, onde estará o corpo, em câmara ardente, a partir das 15h de sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lina Azeredo
    18 jun, 2017 Porto 03:41
    Bom profissional,bom colega grande homem,sera sempre recordado com carinho,foi um privilégio ter colaborado com ele no tempo das rádios livres,era uma alegria quando nos cruzavam os vai deixar saudades
  • Francisco Craveiro
    17 jun, 2017 Porto 23:42
    Amigo Vieira, serás recordado eternamente. Que o teu exemplo seja eterno.
  • Elisio Moutinho
    17 jun, 2017 Porto 21:56
    Teu amigo Moutinho (cobrador do B.F. C.) vais deixar muitas saudades com teu proficionalismo como apresentavas os ciclistas do meu club reso em paz a tus alma
  • Herminio oliveira
    17 jun, 2017 Oeiras 21:00
    Olá boa tarde os meus sentimentos era um repórter muito bom fazia companhia com pedro azevedo e não só os meus sentimentos a familia e a renascença
  • Vitor lagoa
    17 jun, 2017 povoa de santo adriao 19:23
    Na verdade estamos todos mais pobres eu pessoalmente admirava muito o profissionalismo do senhor jornalista joaquim vieira a sua voz era singular!repouse em paz e Deus o acolha junto dos seus eleitos,obrigado radio renascença por tão grande profissional do mundo desportivo.
  • José Luís Tavares
    17 jun, 2017 São Miguel-Açores 17:48
    A Rádio Renascença (RR) e a sua secção de desporto, perde um grande elemento na sua equipa. Um talentoso repórter de pista que acompanhava regularmente as equipas do norte, nomeadamente o FC Porto e Boavista. Para além de acompanhar o ciclismo. Sempre o conheci na RR. Sentidas condolências à família e à RR.
  • Lino de Sousa
    17 jun, 2017 Lamas 17:30
    A rádio RR perdeu hoje um grande profissional. Tive o privilégio de partilhar com o Joaquim Vieira durante alguns anos momentos de grande companheirismo. Sempre afável para qualquer ajuda ou esclarecimento, Joaquim Vieira perdurará eternamente nos órgãos de comunicação social desportiva e no subconsciente dos ouvintes da R.R. Quero expressar os meus sentidos pêsames à família e dizer-lhe "Joaquim Vieira descansa em paz ". Lino de Sousa.
  • JOSÉ GONÇALVES
    17 jun, 2017 Porto 16:56
    À família e amigos enlutados, à Renascença e os meus sentidos pêsames. Como jornalista privei com o Quim Vieira momentos extraordinários, não só na Volta a Portugal, como em vários jogos de futebol em Portugal e no estrangeiros. Era um camarada excecional. Um amigo. Paz à sua alma...
  • Paula Gonçalves
    17 jun, 2017 V. N. Gaia 16:11
    Que descanse em Paz. Familia Joaquim Gonçalves
  • ANTONIO GAMBOA
    17 jun, 2017 STA MARIA DA FEIRA 15:00
    Grande amigo e grande homem.Momentos inesqueciveis que vivemos no inicio do ano 2000 nas viagens que fizemos juntos nas deslocações do Boavista nas competições europeias.Foi sem duvida dos melhores repórteres de pista que conheci.Sempre brincalhão e afável.Adeus Vieira nas

Destaques V+