Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cem mil civis usados como escudos humanos pelo Estado Islâmico em Mossul

16 jun, 2017 - 15:36

Atiradores do Estado Islâmico disparam sobre as famílias que tentam fugir dos combates e da falta de alimentos, alerta o ACNUR.

A+ / A-

Cerca de 100 mil civis estão a ser utilizados pelo autoproclamado Estado Islâmico como escudos humanos na cidade iraquiana de Mossul, no Iraque.

O alerta foi lançado esta sexta-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), numa altura em que decorrem combates para expulsar os terroristas da cidade.

Atiradores do Estado Islâmico disparam sobre as famílias que tentam fugir de Mossul a pé ou de barco, através do rio Tigre.

“Estes civis estão, basicamente, a ser usados como escudos humanos na cidade velha” controlada pelos jihadistas, afirma Bruno Geddo, representante do ACNUR no Iraque.

De acordo com a mesma fonte, há uma grande falta de alimentos, água e electricidade.

“Estas pessoas vivem numa situação cada vez mais grave de penúria e pânico, porque estão cercados pelos combates”, afirma Bruno Geddo.

A ofensiva das forças iraquianas, apoiadas pelos Estados Unidos, para reconquistar Mossul começou a 17 de Outubro do ano passado.

O Estado Islâmico foi expulso da parte ocidental da cidade em Janeiro, mas continua entrincheirado na zona histórica, um labirinto de casas que dificulta as operações militares do exército iraquiano e é um refúgio perfeito para os jihadistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JR
    16 jun, 2017 SINTRA 17:54
    Em Allepo acontecia exatamente o mesmo, os média viereram sempre em defesa dos terroristas, apontando como criminosos aqueles que combatiam os terroristas. Ninguém falava e relatava as atrocidades levadas a cabo diáriamente pelas bestas do ISIS, DAESH, EI, AL QAEDA, etc, etc.....
  • Filipe
    16 jun, 2017 Algarve 17:14
    Não percebo onde andam aquelas associações todas de defesa dos direitos humanos e coisas parecidas que gostam de aparecer de vez em quando... Contra isto não dizem nada?
  • justo
    16 jun, 2017 leiria 17:10
    Porque não lutam? E em lugar de se fazerem explodir noutros países não fazem no deles!

Destaques V+