Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Europa confia no rumo de Portugal”. Centeno pisca o olho às agências de rating

16 jun, 2017 - 13:36

Os portugueses "não querem o regresso a uma política que promoveu o empobrecimento virtuoso”, afirma o ministro das Finanças.

A+ / A-
“Europa confia no rumo de Portugal”. Centeno pisca o olho às agências de rating
“Europa confia no rumo de Portugal”. Centeno pisca o olho às agências de rating

A saída do procedimento por défice excessivo (PDE) mostra que a Europa e os portugueses confiam no rumo traçado pelo Governo, afirmou esta sexta-feira o ministro das Finanças, Mário Centeno.

À saída da reunião do Ecofin, no Luxemburgo, que confirmou o “adeus” ao PDE, Mário Centeno disse que o país não quer o regresso a políticas promotoras do empobrecimento.

“Hoje, para nós é muito claro que a Europa confia no rumo que Portugal está a traçar, os portugueses confiam numa política que trouxe o crescimento para todos os portugueses, como mostram as sondagens mais recentes, não querem o regresso a uma política que promoveu o empobrecimento virtuoso”, declarou.

Mário Centeno espera que as agências de notação financeira também assumam essa confiança e tirem do “lixo” o rating da dívida portuguesa.

“Hoje, a Fitch vai reavaliar essas circunstâncias. Todos esperamos que esta realidade se possa reflectir muna reavaliação efectiva da agência, mas temos que esperar. Não podemos esconder que existe uma expectativa positiva que é partilhada por todos, com as declarações que temos visto fazer por todos. Eu tenho sido um pouco pedagógico nessa matéria, o processo de reavaliação das agências é lento, que vai decorrer ao longo dos próximos meses e vamos ter hoje um evento. Esperemos pelo resultado”, disse o ministro das Finanças.

Passados oito anos, Portugal sai do Procedimento de Défice Excessivo (PDE). A luz verde foi dada, esta sexta-feira, pelos 28 ministros das Finanças do Eurogrupo, no Luxemburgo.

Na sequência dessa decisão, o vice-Presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, já tornou pública a sua satisfação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio
    16 jun, 2017 lisboa 17:26
    Fosse "Centelho" eu ou você o ministro das finanças, teríamos este resultado. Os 5 milhões de turistas são a razão do crescimento. Nada foi feito, nenhum milagre, tão somente, o terrorismo nos ajuda.
  • mendes
    16 jun, 2017 braga 16:32
    empobrecimento virtuoso e o que o ps ja fez por 3 vezes levando o pais a bancarrota este governo com o apoio da comunicacao social esta a fazer uma governacao de mentira para parecerem uns santos salvadores da patria sr centelho diga me la como e que se enrriquece num ano porque eu nao conssigo enriquecer quanto mais ganho menos tenho
  • joao123
    16 jun, 2017 lisboa 15:42
    Empobrecimento virtuoso é a pré-bancarrota do Sócrates e as suas consequências nos anos seguintes , ou este é daqueles que pensa que um país vai à falência técnica e não se passa nada, não há consequências nos anos seguintes...? Queria era ve-lo tirar em 4 anos um país com crescimento negative de 4% e défice de quase 11% e po-lo a crescer 1,6% e com défice de 3%...
  • Claro!
    16 jun, 2017 lx 15:22
    O empobrecimento custe o que custar era o virtuosismo de Passos Coelho e da sua trupe de saltimbancos! Só não vê quem não quiser ou continuar a apostar custe o que custar, na farsolice da liderança Passista!

Destaques V+