Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS alerta para calor extremo nos próximos dias

15 jun, 2017 - 02:08

Evitar a exposição excessiva e directa ao sol e beber muita água são alguns dos conselhos da Direcção-Geral da Saúde.

A+ / A-

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) lança um alerta para o calor extremo que se vai fazer sentir desta quinta-feira até sábado.

As temperaturas podem subir acima dos 40 graus em algumas zonas do país. Castelo Branco, Beja, Évora e Santarém vão ser os distritos mais afectados.

Em declarações à Renascença, a sub-directora geral da Saúde, Graça Freitas, recomenda que a população evite, ao máximo, a exposição excessiva e directa ao sol.

Graça Freitas sublinha a importância de beber água nos próximos dias: “a hidratação é uma das medidas mais importantes para passar bem por fases de grande calor”.

As pessoas também “devem procurar locais frescos para permanecer durante as horas de maior calor” e evitar a exposição directa ao Sol.

A Direcção-geral da Saúde acrescenta que “as crianças e os idosos precisam muitas vezes de ser ajudados” e oferecer água é uma das melhores maneiras de o fazer durante períodos de ondas de calor.

Graça Freitas relembra que, em casos urgentes, a população deve contactar a linha de Saúde 24.

Na praia, para além dos cuidados com o calor, deve também estar atento aos agueiros. De acordo com a Autoridade Marítima, estes são "um dos maiores perigos que se poderá encontrar nas praias portuguesas". Para conhecer este fenómeno e saber que cuidados deve ter, veja em baixo o vídeo divulgado pela autoridade.

Vai para a praia? Veja este vídeo da Autoridade Marítima
Vai para a praia? Veja este vídeo da Autoridade Marítima
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    16 jun, 2017 Alentejo 19:49
    Não estamos propriamente "no país da diversão". Portugal foi o país, em todos os continentes, onde as temperatura médias foram mais altas, o que é deveras preocupante. Assistimos a temperaturas de 41, 42 ou mesmo 44º C. Nem no deserto do Saara.
  • No país da diversão
    15 jun, 2017 Lisboa 14:18
    No país da diversão e do faz-de-conta vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Eu esperava é que para nossa proteção nos alertassem para problemas reais como falta de confiança nas instituições que usam uma máscara para nos iludir e são fortes com os fracos, o que é vergonhoso. Fico admirado com o progresso civilizacional deste país do faz-de-conta!
  • No país da diversão
    15 jun, 2017 Lisboa 11:18
    No país da diversão e do faz-de-conta vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Eu esperava é que para nossa proteção nos alertassem para problemas reais como falar de confiança nas instituições que usam uma máscara para nos iludir e são fortes com os fracos, o que é vergonhoso. Fico admirado com o progresso civilizacional deste país do faz-de-conta!

Destaques V+