Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Congressista republicano baleado, atirador morreu

14 jun, 2017 - 14:08

Cinco pessoas foram atingidas por um atirador durante o treino da equipa de basebol do Partido Republicano. Steve Scalise, líder da bancada na Câmara dos Representantes, é um dos atingidos.

A+ / A-
EUA. Congressista republicano baleado durante treino de basebol
EUA. Congressista republicano baleado durante treino de basebol

Cinco pessoas, entre as quais o líder da bancada republicana Steve Scalise, foram baleadas, esta quarta-feira, por um homem munido de uma espingarda em Alexandria, perto de Washington. O atirador morreu, informou o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O ataque aconteceu pelas 7h00 (12h00 de Lisboa) no bairro de Del Ray, já no estado da Virgínia, a cerca de 10 quilómetros do edifício da Câmara dos Representantes.

De acordo com as informações disponibilizadas pela polícia norte-americana, o tiroteio aconteceu durante um treino de basebol de membros do Partido Republicano.

A polícia disparou sobre o suspeito, que acabou por morreu.

Os feridos foram todos transportados para o hospital. Para além do congressista norte-americano, dois polícias no local ficaram feridos, avança a agência Reuters.

"Provavelmente disparou entre 50 a 100 tiros", disse à CNN Mo Brooks, congressista pelo estado do Alabama que testemunhou o ataque. "Ouvi depois Steve Scalise perto da segunda base a gritar. Tinha sido atingido", descreveu o congressista à televisão norte-americana.

Atirador odiava Trump

O atirador chamava-se James T. Hodgkinson, tinha 66 anos e vivia em Belleville, um subúrbio da cidade de St. Louis, no estado do Illinois.

Escreveu mensagens nas redes sociais a atacar o Presidente Donald Trump e era um apoiante fervoroso do democrata Bernie Sanders.

“Trump é um traidor. Trump destruiu a nossa democracia. É tempo de destruir Trump e companhia”, escreveu o suspeito nas redes sociais, a 22 de Março.

Hodgkinson considerava que Sanders, que disputou e perdeu para Hillary Clinton as primárias do Partido Democrata, era o único político que compreendia a classe operária.

Hodgkinson era membro de vários grupos no Facebook contra o Partido Republicano, como “A estrada para o inferno está pavimentada com republicanos”, “Acabar com o Partido Republicano” ou “Donald Trump não é o meu Presidente”.

Uma fotografia entretanto divulgada pelo jornal da sua terra mostra Hodgkinson durante uma manifestação, em 2012, com um cartaz em que se podia ler “Taxem os ricos”.

Donald Trump referiu-se, via Twitter, ao líder da bancada republicana como "um verdadeiro amigo" que vai "recuperar completamente".

Também no Twitter, a conta oficial do congressista divulga um comunicado no qual informa que Scalise "está estável" e que está a ser "submetido a uma intervenção cirúrgica".

Como líder da bancada republicana, Scalise tem como principal assegurar a disciplina de voto no seio da bancada republicana. É um dos congressistas mais experientes do congresso norte-americano.

Segundo a Reuters, os congressistas encontravam-se a treinar para o jogo anula que opõe Republicanos e Democratas todos os anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Naria Simoes USU
    14 jun, 2017 USA 17:00
    Voces continuam a manipular as noticias o jogo de basebal onde tudo aconteceu era um jogo entre republicanos e democratas que se realiza ha muitos anos de beneficencia para criancas nao digam que eram so republicanos as noticias teem que ser dadas com verdade e neutras

Destaques V+