Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Castro Verde é Reserva da Biosfera da UNESCO

14 jun, 2017 - 12:02 • Rosário Silva

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, na sede da UNESCO, em Paris.

A+ / A-

Castro Verde é Reserva da Biosfera da UNESCO. É a 11.ª Reserva da Biosfera em Portugal reconhecida pela UNESCO e a primeira a sul do Tejo.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, na sede da UNESCO, em Paris, pelo Conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB (Man & the Biosphere). Castro Verde já integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

“É um passo importante pela imagem que transmite para o exterior do território, mas sobretudo é um acréscimo de responsabilidade”, diz a Renascenca o presidente da Câmara de Castro Verde, Francisco Duarte.

Para o autarca, a apresentação desta candidatura tinha como objectivo “contribuir para a construção de um planeta mais sustentável, mais justo e equilibrado”.

A elaboração da candidatura, promovida pela autarquia em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Protecção da Natureza, implicou a dinamização de um processo de participação e construção comunitária, iniciado no ano de 2013, que culminou com a sua entrega, em Setembro de 2016, com a subscrição do Estado português.

O facto de Castro Verde ser um “Ecossistema Humanizado de Alto Valor Natural”, onde a compatibilização da actividade agrícola com a conservação da paisagem e da natureza se tem traduzido na “manutenção da maior área da estepe cerealífera, criada por práticas centenárias de uma agricultura extensiva que levou à formação de um riquíssimo mosaico de habitat, onde ocorrem, entre outras espécies, aves como a abetarda, o sisão e o peneireiro-das-torres.”

Fica, assim, reconhecido todo o trabalho desenvolvido ao longo de décadas e que “trará novos desafios, potenciará uma dinâmica local e de trabalho em rede, tendo por base o Plano de Acção definido”, acrescenta o autarca.

“Não parámos e vamos continuar a trabalhar por uma terra melhor. Já amanhã. Com ainda mais vontade e determinação do que ontem”, remata Francisco Duarte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+