Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porta da UE "está sempre aberta" ao Reino Unido

14 jun, 2017 - 02:00

Apelo foi deixado pelo Presidente francês num encontro com a primeira-ministra britânica. Mas Theresa May garante que negociações sobre o "Brexit" começam na próxima semana.

A+ / A-

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reafirma que o calendário para o 'Brexit' se mantém e que as negociações com a União Europeia "começam na próxima semana", conforme o previsto.

Theresa May falava esta terça-feira numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, Emmanuel Macron, nos jardins do Palácio do Eliseu, em Paris.

Emmanuel Macron manifestou o desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) "comecem o mais rápido possível" e de "forma coordenada", para garantir "os interesses de médio e longo prazo" da UE.

Ainda assim, o Presidente francês afirmou que "a porta está sempre aberta" para que o Reino Unido permaneça na UE, muito embora, ressalvou, uma vez iniciadas as negociações, será "muito mais difícil" esse processo.

A chefe do Governo britânico recordou, porém, que a decisão sobre a saída do Reino Unido da UE "está tomada".

O início das negociações formais do 'Brexit' está agendado para 19 de Junho, mas o resultado das eleições legislativas britânicas de 8 de Junho, nas quais o Partido Conservador, de Theresa May, perdeu a maioria absoluta, chegou a colocar em causa o calendário previsto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    15 jun, 2017 Santarém 22:57
    Mais um que não me enganou! Ainda agora foi eleito com a propaganda de romper com o regime instaurado já se está a manifestar como um fiel aluno do mesmo!.
  • António Nascimento
    14 jun, 2017 Figueira da Foz 09:35
    Se calhar é melhor acabar com referendos ,eleições e outras interferências perniciosas dessa gente do povo que tem a mania de votar...

Destaques V+