Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Segurança no Túnel do Marão é controlada a partir de Almada, critica autarca

12 jun, 2017 - 13:30 • Olímpia Mairos

Autarca de Vila Real exige inquérito "exaustivo" e põe em causa a segurança e o tempo de resposta no incêndio de um autocarro no interior do túnel. Infraestruturas de Portugal garante que a resposta foi boa.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, exige uma “investigação exaustiva” à forma como foi dado o alerta e prestado o socorro após o incêndio num autocarro de passageiros, no interior do túnel do Marão, no sentido Amarante-Vila Real.

Rui Santos questiona a segurança e o tempo de resposta das autoridades no incêndio de um autocarro no interior do Túnel do Marão.

“Exigimos que seja aberto rapidamente um inquérito exaustivo, que analise tudo o que aconteceu, para que no futuro estejam salvaguardadas as condições de segurança e o factor humano esteja treinado, adequado e em estado de prontidão, para socorrer qualquer eventualidade que venha a acontecer no túnel do Marão”, diz à Renascença o autarca.

“A GNR foi avisada com cerca de 15 minutos de atraso relativamente à ocorrência do incêndio e o mesmo aconteceu com o INEM”, denuncia o autarca, acrescentando que “estes dois factos fizeram com que a perigosidade do trânsito no túnel tenha crescido de forma considerável”.

O presidente da Câmara de Vila Real afirma ter relatos que dão conta que “houve alguns sinistrados que vinham no autocarro que foram socorridos por carros que por ali passavam. Vinham a pé e houve carros até que tentaram voltar atrás no túnel”.

Segundo o autarca, o sistema de extracção de fumos “não funcionou numa primeira fase, como era expectável”, porque, “primeiro, passou a passar fumo para o túnel paralelo, onde aconteceu o incêndio, e só depois é que se conseguiu que o sistema começasse a extrair o fumo fora dos túneis”.

Rui Santos entende que “15 minutos para dar o primeiro alerta é tempo de mais” e mostra-se convencido de que “se o sistema de controlo estivesse a funcionar, como devia, mal se iniciou o incêndio, seria imediatamente contactada a GNR e teria sido accionado imediatamente o INEM”

O presidente da Câmara de Vila Real critica o facto de o centro de controlo instalado no túnel ter sido transferido para Almada e de nunca ter havido um simulacro para um incidente destas características.

O presidente da Infra-estruturas de Portugal, António Laranjo, garante que tudo correu dentro do previsto na resposta ao incêndio.

"O CDOS que devia ter sido accionado foi o que foi accionado. Foi accionado, no máximo, cinco minutos de se ter registado o início do incêndio na viatura e todo o procedimento que é feito em sequência é o procedimento do plano de emergência interno, com tempos que nos deixam tranquilos”, afirma.

"Fumo intenso"

O alerta do incêndio no autocarro foi dado à Autoridade Nacional de Protecção Civil, às 20h30. Chegados ao local, os meios de socorro tiveram dificuldade em entrar devido ao “fumo intenso”.

Os 20 passageiros foram retirados em segurança do veículo, que fazia a ligação Braga-Bragança, tendo passado para a outra Galeria do Túnel do Marão. Fonte do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro disse à Renascença que “quatro jovens pediram assistência por inalação de fumo”, mas foram situações “muito ligeiras”.

O veículo ficou totalmente destruído e o fogo afectou o piso, as paredes e o sistema de iluminação daquela zona do túnel.

Técnicos da Infraestruturas de Portugal estão agora a proceder a averiguações para aferir a segurança da galeria para a sua reabertura.

Em comunicado, a IP informa que “o tráfego na galeria sul, no sentido Amarante-Vila Real, será reposto após se determinar com exactidão a extensão dos danos, o que será feito ao longo do dia de hoje, com as equipas da IP e das empresas construtoras e instaladoras”.

A empresa acrescenta ainda que a “reabertura está dependente da disponibilidade de reposição dos equipamentos afectados, prevendo-se que possa ocorrer dentro de alguns dias”.

Não se sabe ainda o que terá estado na origem do fogo, mas a empresa proprietária do autocarro já anunciou que vai abrir um inquérito para apurar as causas.

Segundo o CDOS de Vila Real, no combate às chamas estiveram 48 homens, apoiados por 19 viaturas, das corporações de bombeiros de Vila Real e de Amarante.

O Túnel do Marão, que liga Amarante, no distrito do Porto, a Vila Real, abriu em Maio do ano passado e tem duas galerias gémeas, cada uma com duas faixas de rodagem e com um comprimento de 5.665 metros.

O incêndio com o autocarro de passageiros foi o primeiro acidente do género ocorrido num túnel em Portugal.

Notícia actualizada às 17h54 com declarações do presidente da Infraestruturas de Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Piedade
    12 jun, 2017 Almada 17:40
    Senhor Manuel Simão, os comunas da margem Sul, nada têm a ver com isto. Visto que o senhor é do Porto, é natural que desconheça algumas situações que se passam na região de Lisboa, tal como eu desconheço muito do que se passa na região do Porto, pelo que passo e explicar. O centro que controla o túnel do Marão, controla também o trânsito nas pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, as autoestradas e sabe-se lá que mais. Esse centro, está localizado num morro, junto à Ponte 25 de Abril, nas instalações da antiga Junta Autónoma das Estradas. Como vê, serem comunistas, socialistas, ou de outra ideologia nada tem a ver, pois não metem prego nem estopa no assunto. O que importa, é se esse controlo é, ou não, bem feito. A distância também não é desculpa, caso contrário a Nasa nunca conseguiria controlar os satélites e os foguetões. (desculpe a comparação). Para que não restem dúvidas, não sou "comuna", nem estou lá perto.
  • Pedrinho
    12 jun, 2017 lx 16:50
    Eu tenho uma teoria, a "Teoria de Peter", que explica na perfeição estes casos de incompetência...! Leiam-na, vão perceber porque neste jardim à beira-mar plantado não somos o país que adoraríamos ser...! Se tivermos consciência desse facto, poderemos combatê-lo pela raiz.
  • Zé Camião
    12 jun, 2017 Vila Nova de Gaia 16:41
    Registo a crítica do autarca. Espera-se que, agora, o sr. Presidente (que não conheço nem sei de que partido é), chegue ao seu partido e tome uma posição. Ou vai aninhar-se por causa da distribuição de pequenas benesses que a liderança nacional do partido (seja qual for) decide? Fica a questão.
  • Manuel Simao
    12 jun, 2017 Porto 16:08
    Almada? Então são os comunas da Margem Sul que controlam o túnel do Marão? Isto é simplesmente ridículo e mostra a prepotência do centralismo. A descentralização de que falam é tudo treta.
  • José Vargues
    12 jun, 2017 Póvoa de santa iria da 16:04
    Penso que tudo correu bem e não houve falhas
  • Antonio
    12 jun, 2017 Vila Real 15:47
    Infelizmente este é o principal problema do interior. Um investimento no interior (que já são escassos), mas mesmo, assim cria postos de trabalho no litoral... Enfim assim não vamos lá!!
  • Alexandre
    12 jun, 2017 Vila Real 15:27
    Nunca percebi o porquê de terem retirado o centro de controlo do Marão, onde estava há apenas poucos meses e a uns metros do Túnel do Marão, para passá-lo para Almada... Se acham que a qualidade do serviço que prestam é a mesma, está aqui a olhos vistos que não é! Se o centro de controlo estivesse no Marão onde deveria estar a GNR e INEM não demorariam 15 min a serem contactados. Acabem com a centralização e voltem a instalar o centro de controlo no Marão e prestem um serviço de qualidade aos utentes. Se pagamos portagens para usar esta infraestrutura pública, então pensem primeiro na segurança e respeito dos utentes e só depois em contenções de custos!
  • FERREIRA
    12 jun, 2017 VILAREAL 15:01
    Como é possivel que uma via com estas caracteristicas e com esta importância para toda a Região esteja a ser controlada lá para as bandas da capital????? De quem é a responsabilidade. Espero que para bem de todos os senhores que decidiram esta alteração venham a ser chamados á responsabilidade. e que alguém lhes imponha MULTAS pesadas por terem decidido isto.
  • AM
    12 jun, 2017 Lisboa 14:51
    Sr. Paulino, então lá no Marão não há bombeiros? Os de Almada é que são bons? O Sr. e as suas polémicas, pois, jornalismo é isso mesmo, mandar para a praça publica, aquilo que se lê nas entrelinhas, (o seu trabalho está bem), mas deu-lhes o fogo no traseiro, e agora tudo quer protagonismo. Que ninguém se aleijou, é o que interessa. (Publique, se entender, e bom trabalho)
  • paulosul
    12 jun, 2017 lisboa 14:40
    Essa questão de ser Almada, ou Vila Real, ou a China tem o mesmo valor. Tudo está ligado por fios ou satélite e as comunicações fazem online de qualquer parte do mundo. Portanto esta questão é meramente política/territorial e não de comunicação. Depois como o resultado dessa comunicação é gerida, é que importa. Porque se o pessoal estiver a fazer a sesta, ou a ver o telemovel ou a namorar , isso complica e prejudica quem mais precisa.

Destaques V+