Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato dos juízes acredita em entendimento com o Governo

09 jun, 2017 - 11:40 • Henrique Cunha

Em entrevista à Renascença, a presidente da Associação Sindical de Juízes refuta a tese do constitucionalista Jorge Miranda, que defendeu esta sexta-feira no “Público” que os juízes não têm direito à greve.

A+ / A-

A Associação Sindical de Juízes (ASJ) acredita num entendimento com o Governo na negociação da revalorização das carreiras.

Em declarações à Renascença, esta sexta-feira, a presidente da associação, Manuela Paupério, revela que as negociações com o Ministério da Justiça irão decorrer até ao dia 21 deste mês, havendo já duas reuniões agendadas entre as partes, “uma para o dia 14, outra para o dia 21”.

“Abriu-se o processo e nós entregamos ontem [quinta-feira] no Ministério a nossa contraproposta. E agora vamos debater e negociar”, disse.

“Havendo de parte a parte vontade de chegar a um entendimento, provavelmente, esse entendimento vai ser obtido. Não em todos os pontos porque a negociação é assim mesmo, cada um tem que transigir em alguma coisa”, acrescentou Manuela Paupério.

A sindicalista contesta a tese do constitucionalista Jorge Miranda, que defende que os juízes não têm direito à greve. Num artigo de opinião desta sexta-feira no “Público”, Jorge Miranda refere que “os tribunais são órgãos de soberania” e que o “seu estatuto implica a restrição de alguns direitos”.

A presidente da ASJ lembra que os juízes já realizaram greve em três ocasiões e revela que nos próximos dias vão tornar público um estudo que cauciona a tese do direito à paralisação. “Os juízes têm direito à greve, já a fizeram três e não foi considerado ilegal", defende. Os juízes fizeram greve em 1988, 1993 e em 2005.

“É um entendimento, é uma maneira de ler a lei. Nós temos outra e até a vamos tornar pública”, adverte. “O que há é efectivamente pessoas que entendem que os juízes por serem titulares de órgãos de soberania não teriam direito a essa forma. A nossa intenção é tornar público esse estudo, feito pelo colega, ainda nestes dias próximos.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lv
    10 jun, 2017 lx 08:15
    Os juizes tem direito a greve, a suplemento salarial para se levantarem, para alojamento, para sairem de casa, para acordarem só falfa subsidio para a incontinência!
  • Filipe
    09 jun, 2017 évora 16:51
    Tal como na Turquia , esses capangas das greves deviam ser presos e esperando a acusação sem tempo determinado , tal como fazem com os cidadãos que eles pensam que ter poder é tirar Direitos Humanos . Presos ! ! Está dito e expulsos da magistratura !!! Só falta a este Estado Auto - Proclamado prender deputados para os obrigar a legislar para eles se banharem todo o anos em piscinas nos hotéis de luxo !!! Trabalhem com as leis da Assembleia da República deixem-se de inventarem contornos na lei para vosso proveito e detrimento da condição humana . O poder político é alvo de escrutínio nas urnas pelo povo , este poder dentro de um Estado anda em roda livre alimentando - se da desgraça dos outros dando de comer a advogados , polícias e afins jornalistas , comem do melhor e ninguém sabe quem são e nem admitem que se lhes diga por vezes que não valem nada , são uns inúteis sortudos . Funcionam como parasitas de uma sociedade doente e servem até todos juntos para aumentarem os crimes graves , pois eles são o rosto e cabecilhas de redes mafiosas do crime altamente organizado que só entra que está dentro do funcionamento das polícias e justiça .
  • Jureima
    09 jun, 2017 Kuelha 15:32
    Estes privilegiados da sociedade (não são os únicos) ainda querem mais, quem nos acode?
  • joa
    09 jun, 2017 Lisboa 13:42
    Que imoralidade e injustiça desses privilegiados que já ganham muito bem e têm subsídeo de renda de 750 euros! Ou é para todos os portugueses ounão é para ninguém!
  • joa
    09 jun, 2017 Lisboa 13:00
    Que falta de moralidade e de justiça dessa "casta" de inúteis que já ganham tão bem, no mínimo 4 mil euros ao mês, têm um "subsídio" de renda de 750 euros imerecido e que quem precisa não tem, ainda querem sacar mais! Inaceitável Ou é para todos ou não é para ninguem, não pode haver portugueses de 1ª e de 2ª! Para além disso Não Podem Fazer Greve, coisa que fingem não saber! Que péssimo exemplo dão aos portugueses!
  • GERINGONÇAS !!!!
    09 jun, 2017 Lx 12:07
    Sim, claro que sim pois os socialistas vão continuar a ceder ás chantagens destas corporações que só têm benesses...Foi assim quando Costa foi Ministro da Justiça em que, perante as reivindicações dos Juízes na altura, lhes deu o subsídio de renda de casa de 750 euros sem pagar IRS...A história volta a repetir-se e quando existem governos fracos as chantagens e as cedências são mais do que muitas...

Destaques V+