Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Britânicos estão a dizer que não confiam em nenhum partido”

08 jun, 2017 - 23:05 • Eunice Goes

A confirmarem-se as primeiras projecções, quem vai controlar as negociações do Brexit é a União Europeia e o Reino Unido não irá ter o acordo que deseja.

A+ / A-
Chefe, mas pouco... Theresa May ganha eleição, mas perde aposta
Chefe, mas pouco... Theresa May ganha eleição, mas perde aposta

Veja também:


Esta sondagem é surpreendente porque prevê um empate eleitoral, a confirmar-se a projecção, nem os conservadores nem os trabalhistas obterão uma maioria para governar.

É um resultado que Theresa May não esperava, porque significa uma perda de 12 lugares no Parlamento. A ideia destas eleições era o Partido Conservador obter uma maioria reforçada para governar. Para ela os resultados são decepcionantes.

E agora? Theresa May poderá liderar um governo minoritário com o apoio dos unionistas do Ulster, mas isso, como é evidente, está dependente dos resultados que os unionistas irão obter. Será importante seguir os resultados na Irlanda do Norte. Um outro cenário é de um Governo minoritário, liderado pelo Partido Trabalhista de Jeremy Corbyn e apoiado por uma coligação arco-íris de partidos de esquerda e centro-esquerda. Mas mesmo assim, esta “geringonça britânica” não terá uma maioria no Parlamento. O cenário que temos pela frente é de grande instabilidade governativa.

Certo é que isto afecta as negociações do Brexit. Quem vai controlar as negociações do Brexit é a União Europeia e o Reino Unido não irá ter o acordo que deseja.

Se estamos perante um resultado muito decepcionante para o Partido Conservador, para o Partido Trabalhista nem tanto, porque representa um ganho de 30 lugares, o que evidentemente está muito aquém de uma vitória, mas muito longe do desastre eleitoral que muita gente pensava que Jeremy Corbyn iria causar, e isso significa que Jeremy Corbyn vai manter-se como líder do seu partido.

Os eleitorados não gostam de dar imenso poder a um partido e o que parece ter acontecido foi que o eleitorado britânico receou uma maioria absoluta do Partido Conservador, mas ao reagir desta maneira, está a dizer que não confia em nenhum partido.

Eunice Goes é professora na Universidade de Richmond, comentadora da BBC e especializada em política britânica e relações entre o Reino Unido e a Europa. Este artigo é adaptado a partir de uma conversa telefónica com a jornalista Elsa Araújo Rodrigues.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Burro sou Eu
    09 jun, 2017 Algodres 15:36
    Eu também não confio. Os politiqueiros interesseiros (salvo muito raras excessões) têm o "tacho" na mão e abotoam-se todos muito bem, por outras palavras, enchem-se de dinheiro, tratam das suas ricas vidinhas e das dos seus mais chegados, só isso!
  • Horacio
    09 jun, 2017 Lisboa 14:57
    O problema maior .e não só na Inglaterra e esta tendência de tratar a política como se fosse desporto ou uma religião. Direita contra esquerda ou conservadores contra liberais.quem pertence a um lado não acredita em nada do outro ou sequer quer ouvir posições contrárias .procuram os meios de comunicação que concordam com suas ideias e ignoram os outros .esta polarizacao está a criar eleitores estupidos ,gente irracional e ignorante .Os populistas se aproveitam da falta de debate e troca de ideias para vencerem as eleições com frases e ideias simplisticas que dificilmente resistiam a uma análise mais profunda .o problema é que quando são chamados a governar é um desastre. Estamos a ver isto com Trump e Mrs May . No caso de Trump talvez o maior exemplo desfuncional .o eleitor ignorou os fatos é focou na demagogia populista .o resultado está a ser um governo que apesar do discurso pro classe média está a implementar políticas completamente pro elites milionárias e em muitos casos completamente anti pobre e classe média. Mas isto não era de esperar de um empresário bilionário herdeiro de grande fortuna que tem um histórico de não pagar aos fornecedores e trabalhadores .que se manifestou publicamente várias vezes contra o aumento do salário mínimo .que faz todos os produtos que vende em países de baixo salário.que importa mão de obra temporária estrangeira para seus resorts na Flórida. O que ele faz é o oposto do que prega .mas não importa para os republicanos. É da equipe deles.
  • Diogo Jota
    09 jun, 2017 Alvarães 14:06
    Notícias destas só existem porque o jornalismo está pior que o "rating" de Portugal. Quando os jornaleiros não conseguem despir a sua cor política resulta numa inversão da realidade. O que esta jornaleira queria era ter outra geringonça no RU. Mas pode tirar o cavalinho da chuva que no Reino de Sua Magestade ainda governam quem ganha as eleições!!
  • 09 jun, 2017 aldeia 09:17
    Tal e qual como cá......Não deveremos ter governos de maioria absoluta,entendam-se no parlamento a bem de Portugal e trabalhem para as melhorias de vida do povo, é tempo de vivermos melhor.
  • Pedro Teixeira
    09 jun, 2017 Seixal 06:25
    O modelo de político profissional está a definhar a Europa...
  • Tiago Matias
    09 jun, 2017 Portimao 03:32
    Mas quem é que confia??

Destaques V+