Tempo
|
A+ / A-

MP acusa dois espiões. Um é do SIS, o outro é russo

08 jun, 2017 - 16:15 • Liliana Monteiro

O elemento do SIS é Frederico Carvalhão Gil, detido em Roma há um ano.

A+ / A-

O Ministério Público acusou dois arguidos pela prática dos crimes de espionagem e violação de segredo de Estado, assim como de corrupção activa e passiva.

Um dos arguidos é de nacionalidade portuguesa e funcionário SIS. O outro, de nacionalidade russa, pertence ao Serviço Externo da Federação Russa.

De acordo com a acusação, o funcionário do SIS foi recrutado pelos russos para prestar, a troco de dinheiro, informações cobertas pelo segredo de Estado a que acedia em razão das suas funções. A investigação verificou que houve, pelo menos, três encontros entre as duas partes.

O elemento do SIS é Frederico Carvalhão Gil, detido em Roma há um ano.

As secretas russas terão obtido através do espião segredos dos sistema de defesa da NATO e listas com contactos de agentes, dirigentes e fontes dos serviços de informações nacionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    08 jun, 2017 évora 17:24
    Os Russos deve estar a tremer com o MP Português , tal como Angola "tremeu" . Só fazem é figura de tarados mentais em meterem em assuntos privados e necessários ao progresso dos países . Sempre existiram espiões e informações por baixo da mesa e sempre irão existir , nem que para isso os Russos façam passar um bombardeiro a voo raso por cima da Procuradoria Geral da República , um paraíso de gaiatos e gaitas incompetentes sem rumo na vida , dedicam-se a prejudicar o desenvolvimento normal de um país . Resta saber qual o partido ou maçonaria que dá as instruções .
  • RIDÍCULO DEMAIS
    08 jun, 2017 Lx 17:22
    Que espião mais foleiro Portugal tem...é de fugir ...As secretas que não são secretas mas abertas a todos.Acabem com essa geringonça também pois nem merecemos chamar secretas a esta gente menor...País da treta , da peta e da teta...

Destaques V+