Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições no Reino Unido. O que promete Jeremy Corbyn?

07 jun, 2017 - 21:00 • Filipe d'Avillez

O Partido Trabalhista quer nacionalizar a água, a electricidade e os correios e promete ainda um aumento de impostos para as empresas e para os contribuintes mais ricos. Será o suficiente para convencer os eleitores?

A+ / A-
Reino Unido vai a eleições. Pode Corbyn estragar os planos de May?
Reino Unido vai a eleições. Pode Corbyn estragar os planos de May?

Veja também:


As sondagens prevêem uma derrota de Jeremy Corbyn nas eleições gerais desta quinta-feira, mas a distância face à primeira-ministra e candidata conservadora Theresa May encurtou-se.

Impostos

Um dos pontos fortes da campanha de Corbyn é a promessa de aumentar os impostos para os mais ricos e para as empresas. O objectivo é angariar cerca de mais 65 mil milhões de euros por ano, mas os críticos dizem que o efeito será levar as empresas e os contribuintes mais ricos a abandonar o país.

Nacionalizações

Os trabalhistas alegam que o custo da água aumentou cerca de 40% desde que Margaret Thatcher privatizou a indústria em 1989. Corbyn pretende renacionalizar a água, dizendo que isso pode reduzir 100 libras por cada família às contas anuais. Quer ainda nacionalizar os correios e a companhia eléctrica.

Maternidade

Jeremy Corbyn promete 30 horas de creche grátis para cada criança de dois anos e algumas de um ano. Se for primeiro-ministro, o subsídio de maternidade será alargado até aos 12 meses.

Pensões

Contrariando a tendência actual de aumento de idade de reforma, o Partido Trabalhista promete congelar a idade de reforma nos 66 anos a partir de 2020.

Educação

No campo da educação, os trabalhistas dizem que vão abolir as propinas universitárias, reservando para o efeito 11,2 mil milhões de libras (12,9 milhões de euros). No ensino secundário, e ao contrário dos conservadores, tencionam universalizar os almoços grátis, prevendo um custo de 6,3 mil milhões de libras (7,3 mil milhões de euros).

Segurança

Para além de incluir uma referência explícita à importância da NATO, o manifesto trabalhista inclui a promessa de fortalecer as agências de segurança, garantindo que estas tenham os recursos necessários para combater a ameaça terrorista, mas sem pôr em causa as liberdades individuais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+