Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Plástico a flutuar nos oceanos aumentou cem vezes nos últimos 40 anos

07 jun, 2017 - 15:11

Sete milhões de toneladas de resíduos são despejados nos mares todos os anos.

A+ / A-

A quantidade de pedaços de plástico a flutuar nos oceanos aumentou mais de cem vezes nos últimos 40 anos, alertou hoje a associação espanhola Ambiente Europeu.

Cerca de sete milhões de toneladas de resíduos são despejados nos mares e oceanos do planeta todos os anos, afirma a organização, que cita dados das Nações Unidas segundo os quais cada milha marítima quadrada tem 45.000 pedaços de plástico a flutuar.

O panorama em Portugal não é diferente. Um estudo da Universidade de Aveiro concluiu que, só no verão de 2011, mais de 750 mil pedaços de lixo tenham sido encontrados nas águas portuguesas.

Pneus de automóveis, garrafas, sacos de plástico, redes de pesca, aplicadores de tampões e preservativos são os resíduos mais comuns.

A associação alerta ainda para o facto de "mais de 600 espécies de fauna marinha", das baleias às tartarugas, e ainda as aves, serem afectadas por este género de poluição, estimando que, por ano 100.000 mamíferos marinhos morrem por causa deste lixo.

A maior "ilha de lixo" fica no Oceano Pacífico e tem mais de 1.000 quilómetros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    07 jun, 2017 évora 16:35
    O ser humano é o único animal que não compreende que : " na natureza nada se cria , nada se perde , tudo se transforma ! " Existir plásticos na água ou existir a matéria com que ele é feito dentro da terra , como importa . Existir água nas barragens ou vapor de água na atmosfera dessas barragens , nada importa . É que o balanço final do ecossistema terra é sempre igual , pois nada foi trazido de outro planeta para aumentar a instabilidade ou retirado para fora da atmosfera . TUDO permanece igual , apenas transformado . Incomoda é a vista !

Destaques V+