Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa comovido com a “solidez da fé” dos portugueses em Fátima

07 jun, 2017 - 12:00 • Ângela Roque

“Vi um povo ordeiro e entusiasta, crente”, escreve Francisco.

A+ / A-

O Papa Francisco escreveu ao Patriarca de Lisboa, e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a agradecer a forma como a Igreja portuguesa está a viver o centenário das aparições em Fátima.

“De volta a casa, depois da minha peregrinação ao Santuário de Fátima, desejo renovar a si, aos outros bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos, a expressão do meu grato apreço pelo cuidado pastoral e espiritual com que as diversas dioceses se prepararam e estão a viver o centenário das Aparições de Fátima, nomeadamente com a visita da Virgem Peregrina a tudo quanto era cidade e aldeia desse abençoado Portugal, donde agora vieram pessoas sem conta «ver» a Mãe do Céu”, escreve Francisco na mensagem que foi divulgada esta quarta-feira, pelo site do Patriarcado.

O Papa diz-se comovido com a “solidez da fé” que observou nos cristãos portugueses.

“Vi um povo ordeiro e entusiasta, crente”, escreve o Santo Padre, sublinhando que durante todo o percurso que o levou de Monte Real até Fátima, e vice-versa, o que viu foi um povo orgulhoso da sua fé, e sem vergonha de a mostrar publicamente. Destaca, também, “o silêncio” dos peregrinos, que no Santuário sentiu unidos a si em oração, o “mar de luz” da procissão das velas, e a “ovação” aos novos santos que foram canonizados a 13 de Maio, Francisco e Jacinta Marto.

O texto refere, ainda, o “acenar de lenços brancos à Branca Senhora por um milhão de corações felizes”.

A mensagem do Papa tem data de 22 de Maio, mas só foi recebida por D. Manuel Clemente nos últimos dias, confirmou à Renascença o departamento de comunicação do Patriarcado, que a divulgou esta quarta-feira.

"Uma bênção sem conta, de Portugal para o mundo". As 24 horas do Papa em Fátima
"Uma bênção sem conta, de Portugal para o mundo". As 24 horas do Papa em Fátima
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    07 jun, 2017 Lisboa 18:27
    Em Fátima no Altar do Mundo a Paz o Amor e a Fé estiveram de mãos dadas . O Papa Francisco foi recebido de braços abertos .Viveram-se momentos de uma beleza que ficarão imemoráveis. Se os portugueses se congratularam com a presença do mais Alto Dignatário da Igreja , o Papa nunca poderia ficar indiferente ao ver tanta Fé e tanta Crença que os portugueses lhe transmitiram. São passagens comoventes as quais o Papa levou consigo . É algo que não se apaga . Há um sentimento de felicidade que nos acompanha naquele sitio e depois. A canonização dos Pastorinhos foi um dos momentos verdadeiramente grandiosos. A Fé dá-nos a força que precisamos e caminhamos ao lado de Deus que nos protege no dia a dia. A Virgem de Fátima é a nossa Mãe com a qual temos uma relação muito especial , a quem oferecemos as nossas orações .e fazemos os nossos pedidos. Com a Fé vivemos melhor.

Destaques V+