Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Roy Larner. O adepto do Millwall que enfrentou os terroristas de Londres

06 jun, 2017 - 15:37

Quando os três jihadistas entraram no bar onde se encontrava Roy Larner todos começaram a fugir menos ele. Invocando o seu clube do coração, atirou-se aos terroristas.

A+ / A-

O Reino Unido está rendido ao mais improvável de heróis. Roy Larner estava a divertir-se com amigos num bar no Mercado de Borough quando os três terroristas que no sábado à noite espalharam o pânico em London Bridge e no mercado irromperam aos gritos.

“Por Alá” e “islão, islão” gritaram os jihadistas, gerando o caos, com todos os clientes do bar a procurar fugir. Todos menos um.

Roy Larner percebeu o que se estava a passar, mas decidiu enfrentar a ameaça. “Eu sou Millwall”, berrou, antes de se lançar aos terroristas com os punhos.

O Millwall, clube do sudeste de Londres, é conhecido no mundo do futebol por ter adeptos particularmente duros e violentos, cujo cântico emblemático é "Somos Millwall, ninguém gosta de nós, não queremos saber". Larner, que é descrito pela mãe como alguém que “nunca vira a cara a uma luta”, fez jus à essa reputação, mas neste caso o seu acto permitiu salvar muitas vidas.

Os terroristas ficaram de tal forma enfurecidos com a resistência que se concentraram apenas em Larner. Esfaquearam-no oito vezes, incluindo no pescoço, antes de ele se dar por vencido mas esses segundos preciosos permitiram a muitos outros clientes pôr-se longe da confusão.

Apesar dos múltiplos ataques, Roy Larner sobreviveu e já foi operado, estando agora a recuperar num hospital em Londres.

A sua história tornou-se conhecida e já foi apelidado o “Leão de London Bridge”, em referência ao símbolo do Millwall.

Reino Unido. Minuto de silêncio em memória das vítimas de atentado
Reino Unido. Minuto de silêncio em memória das vítimas de atentado
O que fazer quando o terrorismo gera terrorismo? Respostas, precisam-se
O que fazer quando o terrorismo gera terrorismo? Respostas, precisam-se
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+