Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EDP segue para a justiça. "Não se brinca com empresas cotadas"

06 jun, 2017 - 12:07

Principais accionistas da EDP admitem processar os autores da denúncia anónima que deu origem à investigação em curso.

A+ / A-
António Mexia diz que EDP cumpriu a lei e "não houve qualquer benefício"
António Mexia diz que EDP cumpriu a lei e "não houve qualquer benefício"

Os principais accionistas da EDP admitem processar os autores da denúncia anónima que deu origem à investigação em curso. "Não se brinca com empresas cotadas", avisou esta terça-feira o presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.

"Os principais accionistas, todos por unanimidade, manifestaram a sua solidariedade e alguns deles referiram a necessidade de averiguar a origem da denúncia no sentido de eventual denuncia contra os seus autores, porque não se brinca com empresas cotadas", afirmou Eduardo Catroga, em conferência de imprensa, para explicar o inquérito em curso a alterações contratuais com a eléctrica em 2004 e 2007.

Já antes, tinha afirmado que se alguém beneficiou com as alterações na revisão dos CMEC e prolongamento da concessão das barragens à eléctrica "foi o Estado accionista", que na altura tinha uma posição maioritária na empresa.

O antigo ministro das Finanças, sentado ao lado de António Mexia, afirmou que os accionistas da EDP - nomeadamente a China Three Gorges - manifestaram "a sua solidariedade com a gestão da EDP", na sequência do processo de investigação do Ministério Público.

Mais, Eduardo Catroga lembrou que "aquilo que foi comprado não pode ser espoliado", realçando que nenhum governo "quer um litígio jurídico com accionistas que compraram uma empresa com as receitas que integram este litígio".

Os presidentes da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e João Manso Neto, foram constituídos arguidos no âmbito de um processo que investiga corrupção activa e passiva e participação económica em negócio. Nesta conferência de imprensa, António Mexia rejeitou quaisquer ilegalidades.

A Polícia Judiciária realizou na sexta-feira buscas na REN – Redes Energéticas Nacionais, EDP e na consultora Boston Consulting Group, no âmbito de um processo que investiga corrupção activa e passiva e participação económica em negócio.

Segundo uma informação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), “o inquérito tem como objecto a investigação de factos subsequentes ao processo legislativo bem como aos procedimentos administrativos relativos à introdução no sector eléctrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)”.

Os CMEC são uma compensação relativa à cessação antecipada de contratos de aquisição de energia (CAE)", o que aconteceu na sequência da transposição de legislação europeia no final de 2004, tendo depois sido revistos em 2007.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Valdo
    09 jun, 2017 Várzea 14:24
    Com o Zé pode-se brincar à vontade. Podemos até meter a mão ao bolso e sacar todo o tosto. Aos grandes... Não se pode fazer nada. Nem sequer fiscalizar o que é que andam a fazer. É um crime desconfiar de quem tem milhões e milhões de lucro. É um crime desconfiar de quem não tem vergonha de vender um bem de primeira necessidade ao peso do ouro! O que mais há no reino da geringonça são vacas sagradas. Não admira, em Goa também há muitas!
  • Valdo
    09 jun, 2017 Várzea 14:24
    Com o Zé pode-se brincar à vontade. Podemos até meter a mão ao bolso e sacar todo o tosto. Aos grandes... Não se pode fazer nada. Nem sequer fiscalizar o que é que andam a fazer. É um crime desconfiar de quem tem milhões e milhões de lucro. É um crime desconfiar de quem não tem vergonha de vender um bem de primeira necessidade ao peso do ouro! O que mais há no reino da geringonça são vacas sagradas. Não admira, em Goa também há muitas!
  • Filipe Papança
    07 jun, 2017 Venda Nova-Amadora 14:36
    O QUE HOUVER PARA AVERIGUAR AVERIGUE-SE!!!!! O QUE HOUVER ARA INVESTIGAR QUE SE INVESTIGUE!!!! QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!!!! O OCULTAR DA VERDADE É PRÓPRIO DOS TIRANOS!!!!! ELES NÃO GOSTAM DA VERDADE!!! "O QUE É A VERDADE?" - PILATOS " ECCE HOMO!!!!!!" POBRES FAMÍLIAS SUGEITAS A PAGAR ELETRICIDADE TÃO CARA!!!POBRES ESCOLAS, HOSPITAIS ....EMPRESAS, COMO É QUE O PAÍS PODE SER COMPETITIVO COM UMA ELETRICIDADE TÃO CARA?
  • Manu
    06 jun, 2017 Oeiras 18:35
    Ora esta. Não se brinca com os consumidores, isso sim!
  • Antonio Ferreira
    06 jun, 2017 Porto 18:10
    Este Catroga.......... não tem , mesmo, vergonha na cara. Triste país, este. Como há-de seguir em frente com gente desta........!!!!!! O meu povo que não tens quem te defenda, desta ´´ corja ´´.
  • JC
    06 jun, 2017 charneca da caparica 16:07
    Ai ai ai os meus 45 mil euros mensais !!!!
  • mendes
    06 jun, 2017 braga 12:20
    A / A- Catroga avisa: "Não se brinca com empresas cotadas"pois claro --faz me lembrar a frase do MARIO SOARES quem se mete com o ps leva---nao se pode brincar com politicos nao se pode brincar com mafias -porque estes se protegem e fazem as coisas bem feitas para que nao se encontrem provas e quem os enfrentar leva -ai leva leva

Destaques V+