Tempo
|
A+ / A-

Apreensão toma conta do Qatar

05 jun, 2017 - 15:37 • Inês Alberti, em Doha

A decisão de seis países, liderados pela Arábia Saudita, de cortar relações diplomáticas com o Qatar preocupa residentes que temem um escalar da tensão na Península Arábica.

A+ / A-

A sensação dos residentes aqui no Qatar está entre a surpresa e a preocupação depois de, esta segunda-feira, seis países terem anunciado o corte de relações com o país do Golfo Pérsico.

Com o fecho da fronteira com a Arábia Saudita, o Qatar perde a única rota por terra de importações de alimentos e materiais. As empresas estão por isso a aconselhar os seus empregados a comprar alimentos não perecíveis e produtos básicos como água e leite.

Numa nota enviada a todos os trabalhadores, a Texas A&M University, aqui no Qatar, aconselha todos a “estarem preparados para uma emergência, tendo na sua posse mantimentos para 5 a 7 dias”. A universidade aconselha também os trabalhadores a terem num local de “fácil acesso” os documentos necessários para viajar.

Nas redes sociais circulam fotografias com alguns produtos, como carne, esgotados. Algumas pessoas têm-se dirigido aos bancos para levantar dinheiro por precaução e há relatos que todos os empréstimos bancários foram suspensos.

O cenário de indefinição afecta também os turistas e residentes do Qatar. Quem já tinha voos agendados em companhias como a Emirates Airlines não sabe o que fazer, se vai poder voar ou se deve cancelar.

A saída do país é, aliás, um dos pontos de preocupação caso as tensões continuem a aumentar. Com o Qatar a aplicar vistos de caída aos seus residentes – ou seja, quem quer sair do país depende de uma autorização no local de trabalho – as pessoas estão preocupadas com os três dias úteis necessários para a emissão desse visto caso a situação se complique.

Com 1 500 portugueses a viver no Qatar, a Embaixada de Portugal já garantiu “motivo de preocupação” em relação à comunidade portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+