Tempo
|
A+ / A-

Ataque à Ponte de Londres começou e acabou em oito minutos

04 jun, 2017 - 10:34

Situação está "controlada", mas prosseguem as investigações. A ser analisada a necessidade de aumentar o nível de ameaça no Reino Unido. Só no espaço de três meses, morreram pelo menos 34 pessoas em Inglaterra vítimas de ataques terroristas.

A+ / A-
As imagens da noite de terror em Londres
As imagens da noite de terror em Londres

A comissária Cressida Dick da Metropolitan Police actualizou o número de vítimas mortais no ataque de sábado à noite à Ponte de Londres para sete, e confirma pelo menos 48 feridos, todos transportados para o hospital. O ataque começou e acabou em oito minutos, altura em que os três terroristas foram abatidos a tiro pela polícia.

A comissária garantiu que a situação está "controlada", mas que prosseguem as investigações. A prioridade da polícia é trabalhar com a unidade de contraterrorismo e com os serviços secretos britânicos, apontou.

Cressida Dick anunciou que o patrulhamento foi reforçado em várias áreas da cidade, o que implica a existência de mais agentes armados nas ruas.

Está a ser analisada pelas autoridades a necessidade de aumentar o nível de ameaça. "Se sentirmos necessidade de apoio militar, vamos pedir", assegurou a comissária, que não avançou qualquer detalhe acera da identidade dos atacantes.

Três ataques em três meses

Não há ainda reivindicações do ataque, mas celebra-se este mês o Ramadão entre os fiéis muçulmanos. Para a larga maioria, o tempo assemelha-se à Quaresma para os cristãos, mas, entre os fundamentalistas islâmicos, foi dado o sinal para a intensificação dos ataques.

Só no espaço de três meses, morreram pelo menos 34 pessoas em Inglaterra vítimas de ataques terroristas. Em Westminster, na capital, um ataque à entrada do parlamento matou cinco pessoas.

Há dias, em Manchester, no norte de Inglaterra, um atentado num concerto de Ariana Grande fez 22 mortos e dezenas de feridos, incluindo crianças e adolescentes.

Este sábado, em que a tarde esteve agradável em Londres e as ruas estavam cheias, os suspeitos decidiram atacar o Borough Market, um dos mercados ao ar livre mais populares da cidade e que se situa directamente abaixo da Ponte de Londres.

Existem actualmente 500 planos terroristas no país a serem investigados pelo MI5, os serviços secretos britânicos, e um sem-número de “Subjects of Interest” (SOI), leia-se, “pessoas de interesse”. Cinco planos viáveis foram interceptados pelo MI5 desde o atentado em Westminster em Março.

O Governo britânico, liderado por Theresa May, reuniu-se este domingo de urgência. Os principais partidos decidiram suspender a campanha eleitoral para as legislativas, que estão marcadas para a próxima quinta-feira, 8 de Junho.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toda a razão
    04 jun, 2017 port 15:55
    ao comentador Couto Machado! E como não bastasse agora puseram como presidente dos USA uma Trampa, que quer "combater" o terrorismo com outro terrorismo de sinal contrario!
  • couto machado
    04 jun, 2017 porto 12:36
    ESTA SITUAÇÃO É O RESULTADO DE UM ERRO CRASSO COMETIDO PELOS SENHORES DO MUNDO, AMERICANOS, INGLESES E OUTROS ARMADOS EM BONS, QUANDO RESOLVERAM MATAR O PRESIDENTE DO IRAQUE E DA LÍBIA, POIS CONSIDERAVAM QUE NÃO ERAM DEMOCRATAS. ERA PRECISO IMPLANTAR REGIMES "LIMPOS" DE TIRANOS.. AGORA NÃO SEI ONDE É QUE ISTO VAI PARAR E QUANTAS VITIMAS INOCENTES VÃO PAGAR OS ERROS POLÍTICOS. AO POVO BRITÂNICO ENVIO OS MEUS PROFUNDOS SENTIMENTOS...
  • Ritchie
    04 jun, 2017 Lisboa 11:21
    Até quando....?

Destaques V+