Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incidente com “drone” no Porto é de investigação obrigatória

03 jun, 2017 - 00:46 • André Rodrigues

Esclarecimento da ANAC surge depois de o director do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAAF) ter afirmado que não dispõe de meios humanos para se dedicar a investigações que não sejam obrigatórias.

A+ / A-

O incidente com um “drone” no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é de investigação obrigatória, diz à Renascença a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O esclarecimento surge na sequência das declarações do director do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAAF). Nelson Oliveira disse à agência Lusa que não dispõe de meios humanos para se dedicar a investigações que não sejam obrigatórias.

A interpretação é contrariada pelo organismo regulador da aviação civil, numa nota enviada à Renascença.

A ANAC diz que os regulamentos europeus a esse respeito são claros: em caso de infracção, cabe ao GPIAAF abrir um processo de contra-ordenação e a ANAC pode apresentar queixa ao Ministério Público, uma vez que este caso ocorrido no aeroporto Francisco Sá Carneiro configura um ilícito tipificado no código penal.

Até ao momento, a Autoridade de Aviação Civil recebeu sete denúncias por violação das novas regras para a utilização de “drones”. Três referem-se a perigo de colisão, duas por sobrevoo de local proibido e uma por sobrevoo de área militar.

A nova lei estabelece que os “drones” só devem voar durante o dia e a um máximo de 120 metros de altitude.

De acordo com a ANAC, nenhuma coima foi aplicada até ao momento, porque ainda não decorreu tempo suficiente para uma tramitação completa dos casos que estão sob investigação.

O que houve, isso sim, foi o pagamento voluntário de coimas por parte de alguns dos infractores.

Sobre uma eventual aplicação de normas ainda mais restritivas, a entidade reguladora da aviação civil diz que o problema não são as regras, mas sim a identificação dos transgressores.

A aposta passa pela sensibilização. E, segundo a ANAC, foram já feitas várias acções um pouco por todo o país.

Na quinta-feira, um avião que se preparava para aterrar no aeroporto do Porto quase colidiu com um "drone" a 450 metros de altitude, obrigando os pilotos de um Boeing 737-800, da companhia TVF, France Soleil, grupo Air France/KLM, a realizar várias manobras.

Já esta sexta-feira, uma aeronave não tripulada embateu numa habitação na Atouguia da Baleia, em Peniche, causando estragos materiais e um grande susto.

O aparelho tinha o formato de um avião e atingia um tamanho de seis metros com ambas as asas abertas. Fonte da GNR confirmou à Renascença, que o "drone" pertence à empresa Tekever e tinha o formato de um avião.

Em Janeiro, entraram em vigor as regras de utilização de drones em espaço aéreo, as quais prevêem coimas até 2.500 euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário João Castro
    03 jun, 2017 S. Mamede de Infesta 10:38
    Já não bastavam as brincadeiras com os lasers, que ferem a visão à tripulação, aves descontroladas ou até mesmo as condições naturais para complicar algo tão banal nos dias de hoje, que é voar e permitir fluxos de pessoas em trabalho ou lazer para outras paragens de forma rápida e segura. As inovações precisam ser estudadas antecipadamente e legisladas de acordo com o interesse de todos, neste caso a segurança aérea. Como ex militar, uma das realidades que sempre me pareceu , agora ainda mais por via das ameaças terroristas, os aeroportos devem ser policiados igualmente por militares da Força Aérea e concretamente da PA,Polícia Aérea, podendo abater aeronaves deste género ou similares que constituam ameaça evidente. A segurança é algo que nos traz imensa gente vinda de outras paragens e o que elas procuram é P A Z e Bem-Estar, pelo que Portugal tudo deve fazer para merecer a confiança de quem nos visita. Nas cidades, a utilização do Exercito deve ser mais notória, com a reposição das patrulhas da PE, Policia do Exercito, bem como os Fuzileiros, que eliminaram o Batalhão da PN e passou a mera unidade de Policia Naval deverão ter mais visibilidade junto das praias, rondas mistas com a PM, Polícia Marítima. Pensar antecipadamente é estratégia de segurança preventiva que permite analisar e detetar comportamentos de risco. Ainda recentemente, na final da Taça, vimos alguém sobrevoar o estádio, numa situação que já merece reflexão de segurança. Em Peniche, drone chocou com casa...
  • Luis
    03 jun, 2017 PD 10:28
    Grande incompetente este director do GPIAAF. Quem não tem capacidade para saber quais são as suas funções, também não tem capacidade para fazer investigações e angariar os recursos necessários. Devia demitir-se ou ser demitido imediatamente...

Destaques V+