Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin e o Acordo de Paris: “Não se preocupem, sejam felizes”

02 jun, 2017 - 19:05

​Presidente russo acredita que ainda será possível chegar a um consenso sobre o combate às alterações climatéricas.

A+ / A-
Putin e o Acordo de Paris: “Não se preocupem, sejam felizes”
Putin e o Acordo de Paris: “Não se preocupem, sejam felizes”

O Presidente russo defende que ainda é possível chegar a um consenso sobre o Acordo de Paris para o clima, apesar da saída dos Estados Unidos.

“Não se preocupem, sejam felizes”, disse Vladimir Putin, citando o refrão da música "Don't Worry, Be Happy", um êxito do final dos anos 80 cantado pelo músico norte-americano Bobby McFerrin.

Sem querer julgar as decisões do Presidente norte-americano, Donald Trump, o chefe de Estado russo disse esta sexta-feira que os Estados Unidos poderiam continuar no Acordo de Paris, reduzindo as obrigações a que se tinham comprometido.

“O Acordo de Paris é bom. É um bom documento que visa resolver um dos problemas globais dos nossos dias”, afirmou Putin no Fórum Económico Internacional, em São Petersburgo.

Um erro, uma desilusão, uma negação da realidade. As reacções à decisão de Trump
Um erro, uma desilusão, uma negação da realidade. As reacções à decisão de Trump

Donald Trump quer negociar um novo acordo e o Presidente russo, ao contrário da União Europeia, não parece fechar a porta a essa possibilidade.

Defende que é preciso criar condições para trabalhar em conjunto, porque sem a participação dos grandes poluidores, como os EUA, não será possível alcançar e assinar um acordo sobre alterações climáticas.

A Rússia prometeu cortar 70% das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, em relação aos valores de 1990, mas Putin explica que ainda não ratificou o Acordo de Paris porque aguarda a implementação de alguns aspectos técnicos do entendimento.

O Acordo de Paris obriga a modernizar a indústria, o que pode custar milhares de milhões de dólares e provocar a perda de postos de trabalho, disse Putin, que defende a necessidade de um planeamento adequado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dias
    03 jun, 2017 Lx 02:44
    O Povo Americano elegeu o Sr Trump para presidente,( bem ou mal) ele é o presidente dos USA e está a defender os interesses dos Americanos (bem ou mal) e por isso quer negociar um novo acordo climático, qual é o problema. Agora que isto é um pratinho para os média é verdade assim como todo o gato pingado que quer aparecer.
  • Jose Magalhaes
    03 jun, 2017 Lisboa 01:00
    Sim Senhor,... disse muito e não disse nada. O que até é vantajoso. Dizer muito ( pouco) é bom, e não dizer nada ainda é melhor. Vamos ser muito happys com a amizade e favores que se nota entre os dois.
  • dino
    02 jun, 2017 faro 23:59
    Quando um grunho destes consegue ser mais "diplomático" que o Redneck, os USA e o mundo estão mesmo perdidos.
  • 02 jun, 2017 22:57
    O Putin está contente e feliz com a decisão. A ele interessa que o planeta aqueça.
  • Manuel Simao
    02 jun, 2017 Porto 22:55
    Quando é que as pessoas começam a reconhecer a idoneidade de Putin?
  • Tramar a América
    02 jun, 2017 Booze on Ice 20:35
    Os media vão querer governar o mundo... nem que seja de pernas pró ar!

Destaques V+