Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um em cada cinco Estados norte-americanos está contra Trump, por Paris

02 jun, 2017 - 13:59

Três estados anunciaram a formação da Aliança Climática dos Estados Unidos e outros sete já disseram que pretendem manter os compromissos do Acordo de Paris.

A+ / A-

Horas depois de o Presidente Donald Trump ter anunciado a retirada dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, vários Estados começaram a demarcar-se da posição assumida pelo Presidente.

Os Estados da California, Nova Iorque e Washington foram os primeiros, anunciando a formação da Aliança Climática dos Estados Unidos e comprometendo-se a manter os objectivos de reduzir as emissões poluentes na ordem dos 26 ou 28%.

Entretanto outros sete Estados também anunciaram publicamente que vão manter os compromissos dos acordos, independentemente de o país abandonar o Acordo.

Os Estados do Colorado, Connecticut, Havai, Massachusetts, Oregon, Rhode Island e Virginia colocam-se assim em oposição a Trump.

Embora apenas um em cada cinco dos Estados americanos tenha tomado posição contra a saída do Acordo de Paris, deve-se ter em conta que os 10 Estados, em conjunto, representam 30% da população do país e 35,3% do PIB, sendo responsáveis por apenas 17,8% das emissões de dióxido de carbono, segundo dados do Governo americano.

Nove dos Estados envolvidos são governados por democratas. A única excepção é Massachusetts, cujo governador é republicano, apesar de o Estado ser tendencialmente democrata. O governador republicano do Estado é conhecido, porém, por ser muito moderado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A
    04 jun, 2017 A 16:48
    É caso para se dizer; "são mais as vozes que as nozes!" Se um em cada cinco Estados é contra, então o homem tem muitos que são a favor! Afinal quem é que tem razão??
  • Otário cá da quinta
    02 jun, 2017 coimbra 22:37
    Eu meu dever dar uma respostazita aqui aos comentários ELE e ao PARA OS OTÁRIOS. Já por aqui disse que só tenho a 4ª. classe do tempo de SALAZAR (já não era nada mau ), razão porque terei alguma dificuldade em revelar na escrita que faço, aquilo que digo com alguma IRONIA, mas ao ler a vossa prosa - valha-me Santa Engrácia ( ! ) (não acredito em santos ), vejo que são criaturas de muita cultura e muito conscientes! Tenho na minha mão uma Gramatica da Lig. Port. para a 4ª. Classe- Admissão ao Liceu e Esc. Técnicas - autor - ANTÓNIO BRANCO Preço 10 escudos (!). Como devem calcular não minto, já vou muito próximo dos 80 anos. ------------Mas ELA: Eu não vou para junto de Trump porque tenho orgulho de ser PORTUGUÊS e ser escravo de alguém, que o fosse na minha PÁTRIA e assim fiz, nunca me sujeitei a rastejar perante ninguém e muito menos a estrangeiros e como nunca fui malandro e sempre trabalhei, SOU ALGUEM E FIZ DOS MEUS FILHOS ALGUÉM, logo, não é com a minha presença que o clima FICA MENOS SAUDAVEL; portanto, não me tome por seu espelho e para conselhos só os tomo de gente com sabedoria. Não seja pretensiosa. QUANTO ao PARA OS OTÁRIOS, vejo que é criatura muito consciente, só lamento é que, por perceber tanto, não tenha capacidade de PERCEBER QUANDO SE ESCREVE OU SE DIZ ALGO COM IRONIA . MAS EU É QUE SOU OTÁRIO, OTÁRIO CÁ DA QUINTA, com a 4ª. classe de Salazar, feita em 194O !
  • Adonis
    02 jun, 2017 lisboa 20:52
    Não é preferível dizer quantos estados são no total de 51 do que estar a manipular a noticia para ser mais brutal? Haja paciência para este jornalismo. Muita gente nem sabe quantos estados tem o estados unidos...
  • para os otarios
    02 jun, 2017 port 17:51
    Claro que nada os afecta! Como o próprio nome indica não percebem de nada! O problema é que pagam os conscientes pelos inconscientes!
  • Ela
    02 jun, 2017 Lisboa 17:38
    Mas eu tenho bastas vezes recomendado a V. Exªs que, sendo tão fervorosos apreciadores do sr. Trump, deveriam fazer as malas e mudar para junto dele. Por cá, o nosso clima ficaria bem mais saudável! Não querem pensar no meu conselho?!
  • otário cá da quinta
    02 jun, 2017 coimbra 16:47
    Esqueceu-me de perguntar se sabem quantos e quem nesses Estados estão a favor e contra TRUMP, porque pelo facto de um governador e quem o rodeia estar contra Trump, não quer dizer que seja a população. Cá para mim tanto se me dá como se me deu, nada me afecta.
  • otário cá da quinta
    02 jun, 2017 coimbra 16:43
    UM EM CADA CINCO ESTADOS ESTÁ CONTRA, PELO QUE QUATRO EM CADA CINCO ESTÁ COM TRUMP, o que quer dizer que não é caso para tanto cagaçal, não é verdade? Ou será que um seja mais que quatro? ISTO NA VERDADE ATÉ PARECE SER ANEDOTICO !
  • antonio
    02 jun, 2017 lisboa 15:15
    De repente ficou tudo ecológico, é só rir! Que tal antes de virem dizer mal do Trump à boleia dos títulos de notícias, investigarem quem cumpre o famoso acordo???? Olhem que iam ficar surpreendidos...
  • António Costa
    02 jun, 2017 Cacém 14:34
    Nestas ocasiões, como em muitas outras, as pessoas perdem-se na enxurrada sem fim de mentiras e meias verdades. O que Interessa? O que Vai ser Feito (1)? E por Quem (2)? Respostas: (1) Novas Normas e Regulamentos! ( Um "carro", um "barco", um "avião comercial" e máquinas vão ter que RESPEITAR NORMAS para ser produzidas no "mercado global" ). E as "Novas Normas" são feitas por Quem (2) ? Pelos Países que criarem os novos regulamentos e a China já se "mostrou disponível" para "substituir" os EUA............Ainda ninguém "viu o filme"? Ainda estão no "Clima"?

Destaques V+