Tempo
|
A+ / A-

BE pede a Governo para “reconsiderar” escolha de chefe das secretas

02 jun, 2017 - 13:16

José Júlio Pereira Gomes foi nomeado para chefe do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda pediu ao Governo para "reconsiderar" a escolha de José Júlio Pereira Gomes para chefe das secretas, depois de terem sido revelados episódios em torno da sua passagem por Timor-Leste.

"O Governo deve reconsiderar. Aguardamos que o Governo diga alguma coisa sobre esta matéria", declarou Catarina Martins, quando questionada sobre o tema.

O “Público” noticia a apreensão do PSD com a escolha de Pereira Gomes para chefe do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

Esta semana, ao “DN”, a eurodeputada do PS já tinha demonstrado preocupação pela nomeação. Ao jornal, Ana Gomes assumiu que ficou "muito surpreendida e apreensiva", porque, "não estando em causa o percurso profissional, falta a Pereira Gomes o perfil psicológico".

"Tenho dúvidas de que o embaixador Pereira Gomes tenha capacidade para aguentar situações de grande pressão. Não inspira confiança e autoridade junto dos seus subordinados nos serviços de informações", referiu a eurodeputada, adiantando que já informou "quem de direito" do porquê da sua "apreensão".

Posteriormente, num artigo de opinião no Público, o jornalista Luciano Alvarez, falou também da passagem do embaixador por Timor-Leste em 1999.

Questionado pelo Público sobre se mantém a decisão de nomear o novo chefe do SIRP, o primeiro-ministro, António Costa respondeu: “A proposta de indigitação fala pela confiança que tenho no embaixador José Júlio Pereira Gomes para o desempenho das funções para que agora é proposto.”

"É sabido que quando Pereira Gomes chefiava a missão em Timor houve vários episódios bastante complicados", sinalizou Catarina Martins, lembrando que houve quem no BE tivesse acompanhado a situação de perto, "activistas muito próximos da causa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    03 jun, 2017 braga 13:08
    deviam escolher uma pessoa do be porque esses sim sao honestos e democraticos vejam a venezuela angola cuba coreia do norte e digam me se nao tenho razao
  • Filipe
    02 jun, 2017 évora 15:20
    Já não chegava qualquer bedelho de 4ª classe tirada no antigamente pertence a um órgão de polícia criminal meter porque lhe apetece um qualquer em escuta , para mais chamam agora "secretas" , antes : PIDE/DGS .

Destaques V+