Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

02 jun, 2017 - 06:00

Ranking de 163 países é liderado pela Islândia e Nova Zelândia.

A+ / A-

O Índice Global de Paz (IGP) 2017, realizado pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP), sediado em Sydney, indica que a pontuação de Portugal subiu duas posições para o terceiro lugar do "ranking", consolidando assim a sua posição como um dos países mais pacíficos do mundo.

O IEP considera que Portugal registou "uma melhoria notável", tendo em conta que há cinco anos ocupava a 16.ª posição.

O relatório destaca que a subida para a terceira classificação geral foi determinada por uma recuperação gradual da crise financeira, que resultou numa estabilidade interna no país.

O mesmo documento dá também conta que Portugal melhorou em 12 dos 23 indicadores do Índice Global de Paz, nomeadamente nas importações de armas e manifestações violentas.

O documento sublinha também os melhoramentos registados na taxa de homicídios e na instabilidade política, além de estar a recuperar gradualmente de uma crise financeira.

O IEP indica igualmente que as restrições orçamentais contribuíram para uma redução das operações militares no exterior e no tamanho das Forças Armadas, tornando Portugal num dos países do mundo com menor domínio militar.

Europa é a região mais pacífica do mundo

O IGP realça ainda que a Europa é a região mais pacífica do mundo, tendo Portugal registado a maior subida neste continente.

O Índice Global de Paz melhorou ligeiramente este ano, algo que acontece pela primeira vez desde 2014, correspondendo a subidas dos indicadores em seis das nove zonas geográficas analisadas.

No topo da tabela estão a Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca, enquanto os países menos pacíficos do mundo continuam a ser a Síria, Afeganistão, Iraque, Sudão e Iémen.

O relatório divulgado quinta-feira é a 11.ª edição e avalia 23 indicadores, como número e duração de conflitos internos e externos, taxa de homicídios, possibilidade de manifestações violentas e grau de militarização.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    24 set, 2018 17:46
    A escumalha das caixas de comentários parece ter dificuldade em perceber que a notícia não diz que não há crimes em Portugal. Diz sim que os outros países são mais violentos. A escumalha das caixas de comentários percebeu ou precisa de um desenho?
  • indignado
    03 jun, 2017 Santarém 23:32
    Com o anúncio de mortes diariamente sobretudo de idosos mortos e torturados em casa para lhes roubarem por vezes meia-dúzia de patacos não estou a ver muita passividade neste país, começa-nos a dar é a sensação de que não há justiça nem autoridade e que nós pacíficos cidadãos temos o dever de morrer ás mãos de criminosos para que estes usufruam de toda a liberdade.
  • VIRIATO
    02 jun, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 15:48
    É tão pacífico, que até a comunicação social faz propaganda aos sarracenos salafistas virem para Portugal, tentarem arranjar bocado de acção, daquelas que nós já tínhamos com os descendentes das turmas dos palop´s...mas também isso é que faz de nós um país super desenvolvido, já temos os casamentos da turma lgbt, adopção de crianças por parte da mesma turma, a miscenização em marcha e para pintarmos o resto do quadro só falta legalizarmos a eutanásia e o incesto...e teremos o paraíso na terra, onde os jornaleiros arranjarão mais empregos, porque os que havia serviam apenas para fotografar os passarinhos e filmar as abelhinhas e borboletas a esvoaçar pelos campos. Que lindo...seria o mundo da esquerdalha caviar e dos neoliberais traidores à pátria.
  • Joel
    02 jun, 2017 Aljubarrota 13:07
    Que tretas! Em Aljubarrota assaltos a mão armada! Entram na casa das pessoas para roubar, atiram sobre a policia. Roubos por toda a parte no concelho de Alcobaça. Suburbios de Lisboa do pior. Andam a enganar quem???
  • 02 jun, 2017 lisboa 09:42
    É verdade!!!!!! os velhos roubados e assassinados que o digam. Os estrangeiros que aqui vivem isolados e que são roubados e assassinados que digam. Os taxistas assassinados que o digam!!! Nos subúrbios ir colocar o lixo no contentor à noite é uma operação de risco, os gangues afilhados dos esquerdopatas fazem-nos logo a folha!! Portas trancadas, janelas com grades!!!....Na baixa pombalina aqueles gajos encardidos e romenos despertam-nos grande confiança, sem dúvida, quem fez este estudo deve morar num condomínio fechado longe de bairros sociais, não frequenta as praias da linha do Estoril e costa da Caparica, etc. Vive num mundo fora da realidade que o zé pobre vive infelizmente.

Destaques V+