Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital de Almada garante que prestou todos os cuidados a criança com doença grave

02 jun, 2017 - 01:55

Criança esperou um ano por dois exames. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) instaurou um processo ao Hospital Garcia de Orta.

A+ / A-

A administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, garante que prestou todos os cuidados médicos a uma criança com uma doença rara e grave, que terá esperado um ano pela realização de exames.

Em resposta à Renascença, o hospital diz que foram prestados todos os cuidados clínicos, incluindo técnicos e sociais, adequados à situação clínica.

Quanto aos exames, “sem carácter urgente”, o adiamento foi primeiro ditado por razões clínicas e no interesse da criança. A decisão foi tomada em conjunto com a família, argumenta o hospital.

"Compreende-se o estado de alma dos pais numa situação muito grave como esta, que se lamenta, sempre na esperança, obviamente, de que tudo pudesse contribuir para uma evolução mais positiva", escreve o hospital.

A seguir, os exames foram adiados por avaria do equipamento no hospital onde a criança estava referenciada.

A resposta do Hospital Garcia de Orta, em Almada, surge na sequência da notícia avançada pela agência Lusa, que cita a mãe da criança a queixar-se de que não terá tido o necessário acompanhamento.

O caso vai ser investigado. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) instaurou um processo ao hospital Garcia de Orta.

A criança é portadora de uma síndrome genético rara que condiciona uma situação clínica grave.

Os dois exames em causa - uma polissonografia e um electroencefalograma (EEG) 24 horas - foram prescritos em Julho de 2015.

Deviam ter sido realizados no Centro de Desenvolvimento da Criança Torado da Silva, integrado Garcia de Orta.

Com uma incapacidade de 96%, a criança esperou um ano pela realização da polissonografia e mais de um ano pelo EEG de 24 horas, este último no Hospital São Francisco Xavier e depois de ter sido marcado para o Hospital Fernando Fonseca, que entretanto não o realizou por avaria da máquina.

No decorrer do processo, o Hospital Garcia de Orta assumiu à ERS uma "carência de técnicos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 02 jun, 2017 Lisboa 08:49
    Mal de quem precisa destes gajos. A culpa não é só deles, também dos politiqueiros há dinheiro para tudo, para a saúde corta-se!!! será para beneficiar os privados que ganham milhões com a saúde??? e que para onde vão políticos depois do tacho da política.

Destaques V+