Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump anuncia saída do Acordo de Paris. "É um fardo draconiano para os EUA"

01 jun, 2017 - 20:00

O entendimento global para combater as alterações climáticas "agrava os custos para os americanos", defende o Presidente dos EUA, que quer negociar um "acordo melhor".

A+ / A-
Cinco frases de Trump a rasgar Acordo de Paris
Cinco frases de Trump a rasgar Acordo de Paris

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, aprovado em 2015 para combater as alterações climáticas.

A notícia foi avançada por documento da Casa Branca e confirmada minutos depois pelo próprio Donald Trump, numa declaração nos jardins da Casa Branca.

O Acordo de Paris "não era vantajoso" para o país e "agrava os custos para os americanos". Está na altura de "colocar os Estados Unidos em primeiro lugar", como prometeu durante a campanha eleitoral.

“O acordo de Paris deixa os Estados Unidos em desvantagem permanente em relação aos outros países do mundo, deixando o custo para os trabalhadores e contribuintes americanos, e levando ao encerramento de fábricas”, argumenta Trump.

O entendimento assinado por Barack Obama, em 2015, representa um "fardo draconiano" e vai custar milhões de postos de trabalho e biliões de dólares à economia norte-americana nas próximas décadas, disse o chefe de Estado.

"Como alguém que se preocupa muito com o ambiente, eu não posso apoiar um acordo que castiga os EUA", declarou Donald Trump.

O Presidente dos EUA vai tentar conseguir um "acordo melhor" para o seu país e "melhor para o ambiente". "Vamos negociar e tentar alcançar um acordo justo. Se conseguirmos isso, seria bom".

Garantiu que os Estados Unidos vão cessar, já “a partir de hoje”, a implementação das partes não vinculativas do acordo de combate às alterações climáticas, nomeadamente cortar imediatamente as contribuições para o Pacto de Paris e o financiamento do Fundo Verde para o Clima das Nações Unidas.

Com esta decisão os EUA juntam-se à Nicarágua e à Síria no grupo de países que não assinaram o Acordo de Paris.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Este gajo
    02 jun, 2017 Lx 10:36
    Tem tanto de loiro como de burro! O dinheiro nem sempre dá inteligencia a quem por ADN já é burro por natureza! Como é possivel um animal destes chegar a presidente de um país que controla o mundo. Muitos burros também votaram nele!
  • zita
    02 jun, 2017 lisboa 07:40
    Existem seres cujos comentários nem merecem resposta. Quanto ao ignorante, malcriado, prepotente, labrego, "Trolha" e, peço desde já desculpas aos profissionais da construção, não seria de esperara outra coisa. Ele não destrói por convicção, ele deve ter feito alguma promessa de destruir e contrariar tudo o que foi feito por Obama e que vá contra os seus interesses, neste momento os USA, estão a ser "geridos" como se fossem uma das empresas desse projeto de alguma coisa, cujo nome de "Trampa" diz tudo, verdadeiro anormal, isto é o que pode acontecer noutros países em que as pessoas em vez de irem votar ficam em casa e a consequência pode ser esta. teria sido mais fácil ir votar do que agora fazer contestações atrás de contestações.
  • AMBIENTE
    02 jun, 2017 PORTO 01:13
    Este tipo que só pensa nele, esquece-se que aqui neste planeta, quando as coisas correrem para o torto, tudo e todos incluindo ele que não fica aqui para semente, tambem vai à vida. Ele com a treta dele está a querer impor as ideias dele. Se não quer é fácil. A America que tem este tipo como cabeça de serie no governo, e se acha que o que pensa está correto. eu, primeiro eu e sempre eu. bem, o Hitler secalhar pensava assim, mas acabou como todos (morreu), como simplesmente como todos. Simples. Que lhe adiantou a ousadia, e mais, que nem é melhor falar. NADA. Foi-se como todos. Este julga-se o deus da America, mas esquece-se que todos temos a nossa hora marcada. Lamentável é aqueles que entregaram o governo a pessoas que só pensam nelas, a America é um dos países que menos contribui para o ambiente. Quer acordos justos, america primeiro. bem a europa acho que deve bater o pé a este tipo. E dizer em voz alta. TODO O MUNDO SIM, AMERICA PRIMEIRO NÃO.
  • Miguel
    01 jun, 2017 Lisboa 23:33
    Não será o homem quem destruirá o planeta. Deus terá a última palavra, e é ele quem está no controle da história e do futuro já delineado por ele. Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apòstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as
  • António Silva
    01 jun, 2017 Nem Martins 22:58
    Será que este idiota não se dá conta que acontece de mal ao mundo, também vai acontecer para os americanos e aos seus futuros descendentes? Depois do presidente Obama, como é possível os EUA recuarem tantas décadas!!!
  • Filipe
    01 jun, 2017 évora 22:03
    Obama assinou essa coisa para justificar uma economia do EUA parada ! Ele faz é muito bem , bem vindo Senhor Trump ao Mundo real . Polui mais um míssil balístico testado pela Coreia do Norte do que Lisboa num mês ! A Europa adorava ter a América parada para valorizar o EURO face ao Dólar . Obama foi um presidente virtual do EUA ! Agradou não presidindo a nada ! Enganou o Mundo , espalhou o terrorismo e deu cabo do Mundo Árabe !
  • Pinto
    01 jun, 2017 Porto 21:45
    É o futuro do mundo e da humanidade que estão em causa. A raça humana segue o caminho da destruição do planeta.
  • a loucura
    01 jun, 2017 port 20:24
    de um loiro!...
  • Pois é!
    01 jun, 2017 lis 20:21
    trabalhadores americanos em primeiro lugar para inspirarem o CO2 mais depressa!...CO2 e fast food casam perfeitamente! A "inteligência" Trumpista no seu melhor!

Destaques V+