Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ementas vegetarianas nas cantinas, sim. Mas com nutricionistas a tomar decisões

01 jun, 2017 - 14:21 • Pedro Mesquita

"Quem fiscaliza é a ASAE, mas a Ordem dos Nutricionistas vai estar atenta", avisa a bastonária, Alexandra Bento.

A+ / A-

A Ordem dos Nutricionistas tem reservas sobre a introdução de ementas vegetarianas nas cantinas.

A bastonária promete estar atenta à fiscalização da ASAE a todas as cantinas e refeitórios públicos que, a partir desta quinta-feira, são obrigados a oferecer uma opção de vegetariana. A medida, em si, é elogiada. Contudo, a bastonária Alexandra Bento sublinha que a elaboração das ementas deve ter o carimbo de um nutricionista e deve ser amplamente fiscalizada. Caso contrário, diz: "Tenho um imenso receio porque para ser uma ementa vegetariana equilibrada terá que ser muito bem cuidada. Os nutricionistas, obviamente, estão preparados para isso. Caso contrário, poderemos ter um prato que tem défice de vitamina B12, de ferro, de ácidos gordos Omega 3 ou proteínas. E, por outro lado, pode estar sobrecarregada de gordura e sal, e isso é tudo menos equilíbrio. Há que fiscalizar a seguir. Quem fiscaliza é a ASAE mas a Ordem dos Nutricionistas vai estar atenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto Saraiva
    02 jun, 2017 Maia 07:49
    Claro que sim! Estejam todos atentos, sobretudo à quantidade exagerada de comida que dão às crianças nas cantinas...Têm mostrado autênticas pratadas para trabalhadores braçais e não para crianças.
  • Filipe
    01 jun, 2017 évora 19:29
    O ser humano foi idealizado para se movimentar e comer o suficiente para viver e queimar energia do movimento . Se come mais , engorda , se menos , emagrece . O que agora querem é um aproveitamento da massa gorda para sacarem os euros por conta da miséria de se ser gordo em Portugal . Não ensinam a comer e a movimentar , ensinam agora a estar no sofá a teclar com a ponta dos dedos e a comer duas sopas de Alface por dia ... mais tarde , dizem que estão mal nutridos e receitam suplementos proteicos e vitaminas .... é tudo um negócio em Portugal .

Destaques V+