Tempo
|
A+ / A-

ASAE "ataca" em pontos turísticos do Porto

31 mai, 2017 - 19:14

Inspectores fiscalizaram uma centena de operadores. Como principais infracções destaque para a falta de higiene, falta de marcação indevida e falta de marcação CE, falta de rotulagem em língua portuguesa, falta de aviso do álcool, entre outras.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou dois processos-crime e encerrou um restaurante numa operação realizada, esta quarta-feira, em pontos de chegada e partida dos turistas e visitantes da cidade do Porto.

Os processos-crime foram instaurados por fraude sobre mercadorias e venda de produtos contrafeitos. Foram ainda abertos 16 processos de contra-ordenação, indica a ASAE, em comunicado.

Como principais infracções destaque para “a falta de requisitos de higiene, falta de marcação indevida e falta de marcação CE, falta de rotulagem em língua portuguesa, falta de aviso do álcool, entre outras”.

Os inspectores da ASAE apreenderam alimentos, três máquinas de “vending”, uma balança e ainda cerca de 300 artigos magnéticos, vestuário e brinquedos, num valor total de 23 mil euros.

Foram fiscalizados cerca de uma centena de operadores económicos, nomeadamente no sector da restauração e bebidas, mas também lojas de recordações e máquinas de venda de comida e bebidas.

Em declarações à Renascença, inspector-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, disse que esta operação “Porto à Vista” visa mostrar e fiscalizar os pontos de chegada e partida dos turistas e visitantes da cidade.

O número de autuações está em linha com aquilo que tem sido frequente neste tipo de operações, sublinha Pedro Portugal Gaspar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+