Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quer conhecer o Douro num comboio a vapor?

01 jun, 2017 - 10:27 • Olímpia Mairos

A locomotiva, que puxa cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, vai cumprir ligações entre a Régua e o Tua durante a época do Verão.

A+ / A-

O comboio histórico a vapor volta a circular entre a Régua e o Tua, pelas margens do rio Douro, a partir de 3 de Junho. Durante a temporada de Verão - até 29 de Outubro - serão realizadas 50 viagens, principalmente aos sábados, domingos e dias feriados.

A composição é puxada por uma locomotiva a vapor, que regressou no ano passado ao Douro, após uma inovadora intervenção, cujo objectivo principal foi o de aumentar a capacidade de utilização da composição histórica a vapor, substituindo a fonte primária de calor por gasóleo.

A locomotiva a vapor, que puxa cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, parte do Peso da Régua, distrito de Vila Real, e segue até ao Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, uma viagem de 46 quilómetros, com vista para o rio Douro e as vinhas em socalco, em pleno Património Mundial da UNESCO.

Pelo meio, o comboio pára na estação do Pinhão, onde os passageiros podem ver os 25 painéis de azulejo deste edifício principal e ainda visitar a loja Wine House.

Durante o percurso há animação, assegurada por um grupo de cantares regionais, degustação de vinho do Porto e distribuição de rebuçados da Régua.

Os preços das viagens vão desde os 42,50 euros (bilhete de adulto) e os 19 euros (crianças até aos 12 anos).

Está também disponível um conjunto de bilhetes especiais que combinam o passeio no comboio histórico e as viagens de ida e volta, a partir de vários pontos do país até à Régua, nos serviços Alfa Pendular (em classe turística), Intercidades (em 2.ª classe), InterRegional, Regional e Urbanos do Porto. No caso de grupos numerosos, existe ainda a possibilidade de realização de comboios especiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sonia santos
    02 jul, 2017 Vila real 09:57
    Gostaria de saber onde posso comprar os bilhetes para a viagem de comboio a vapor
  • Aurora Santos
    03 jun, 2017 França 13:33
    Boa tarde, Gostaria de saber onde comprar o bilhete e quanto tempo dura o passeio ida e volta. Grata pela informaçao, Cumprimentos
  • 03 jun, 2017 01:07
    O preço e ida e volta
  • Andreia
    02 jun, 2017 Águas santas 13:18
    Adoraria fazer este passeio
  • JR
    01 jun, 2017 Lisboa, Puto 10:49
    Andei muitos anos da Régua a Chaves em comboio a carvão e de Mirandela ao Douro. E posteriormente com máquinas diesel para linha reduzida. A vapor só o ferro de engomar da minha mulher.

Destaques V+