Tempo
|
A+ / A-

Marcelo. Antigos combatentes são "heróis" a quem não foi dada a devida atenção

30 mai, 2017 - 18:01

O Presidente da República esteve no lançamento de um livro aa Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

A+ / A-

O Presidente da República considerou, esta terça-feira, na Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), que "houve uma desatenção em relação a estes heróis", combatentes da guerra colonial, e que "o Estado português está aos poucos a fazer-lhes justiça".

"É muito lento, já passaram mais de 40 anos, mas continuamos a lutar por essa justiça, eles continuam a lutar por essa justiça, e o Presidente da República continua a apoiá-los nessa luta", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas.

O chefe de Estado visitou a ADFA para apresentação do livro "Deficientes das Forças Armadas - a geração da rutura", e aproveitou a presença do antigo Presidente da República António Ramalho Eanes para o homenagear como "um dos impulsionadores" e "referência cimeira desta associação".

Na intervenção que fez durante esta cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se aos antigos combatentes da guerra colonial que enchiam a sala como "homens que, com sentimento patriótico e espírito de altruísmo, defenderam o seu país quando a isso foram chamados".

"Vós sois os nossos heróis, num tempo de ditadura e de fim de ciclo imperial e colonial. Nesse capítulo intenso, dramaticamente intenso da nossa história. E quando olhamos para vós, continuamos a ver, para além de tudo o que foi sofrido, vida, capacidade de luta, orgulho, lealdade e amor. O Presidente da República manifesta aqui perante todos vós a rendida admiração, penhorada, de todos os portugueses", disse-lhes.

O chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas terminou o seu discurso declarando: "Mesmo quando alguns dos mais responsáveis demoraram ou demoram a fazer-vos integral justiça, Portugal, que o mesmo é dizer milhões de portugueses, não vos esqueceram, não vos esquecem, não esquecem a vossa doação nacional. Não esquecem hoje, e nunca esquecerão no futuro. Muito obrigado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Alberto Dos S
    27 mar, 2018 Amora 14:26
    José Arruda e Francisco Janeiro Amigos Companheiros desde 01 de janeiro 1975
  • Carlos Alberto Dos S
    06 mar, 2018 Amora 21:10
    Diario da republica carlos alberto dos santos sobral medalha feridos em campanha batalhao de cavalaria 1927 comp cav 1774 nambuangongo 67/69
  • Belmiro Sousa
    13 fev, 2018 RIBA D'AVE 16:02
    Vai sendo mais que tempo, de neste campo de batalha... Ser feita justiça!
  • Carlos Sobral
    17 nov, 2017 F Amora 16:19
    sou DFA socio n2072 abraco a todos ex combatentes
  • Carlos sobral
    17 nov, 2017 F.Amora 16:10
    Sou DFA socio n 2072 camarada presidente da ADFA força a uniao com os ex combatentes e um grande valor desses miudos HOMENS que se bateram com toda a valentia viva os dfa viva os ex combatentes viva o nosso Marcelo R de Sousa
  • Manuel Silva Pereira
    09 jun, 2017 Caldas das Taipas Guimarães 15:51
    De uma maneira especial fazer referencia,as palavras de Su.Ex.o Presidente da República sobre os Combatentes da Ex.Colonias de África. Quero desde já pedir ao nosso Comandante Supremo das Forças Armadas,o favor de prevelijiar,para que tudo o que havia de ser feito// e já lá vai quase 1/2 século,de todos os direitos que os Guerrelheiros da Guerra do Ultramar tenham direito? E esse direito não deve ser para amanhã ,já deveria ter sido feito,com todas as perioridades! Quero chamar atenção de todos os camaradas COBATENTES (( e como a União Faz a Força ))para a vossa participação das palavras proferidas pelo nosso COMANDNANTE//SUPREMO//DAS//FORÇAS // ARMADAS--E termino com as seguintes palavras do PRESIDNTE// quando alguns responsáveis demoraram a fazer Justiça NOS NÃO VOS ESQUESEREMOS UM BEM AJA/////////
  • ISIDRO A MOTACO
    03 jun, 2017 Cumberland 23:47
    Como o Augusto Cabral escreveu e realmente pena que se misturem os desertores a traidores com aqueles que com ou sem vontade cumpriram as suas obrigacoes para com o seu Pais. Nao interessa agora qual o Governo, mas sim o Pais que nos ensinaram atraves da historia ser o nosso. E esse Pais era o PORTUGAL de aquem e alem-mar.
  • Augusto Cabral
    01 jun, 2017 Birre Cascais 19:07
    Pena que dêem também tanto valor a desertores e traidores
  • JC Abreu dos Santos
    01 jun, 2017 Ribatejo 12:42
    ... melhor houvera dito: – «Antigos Combatentes da Guerra do Ultramar Português, são esteio moral da Pátria!». ... e pela segunda vez, desde que assumiu funções, persiste em "não dar a devida atenção", optando por fazer-de-conta que inexiste, desde 1994, um Encontro Anual de Combatentes, em Belém.
  • Armindo Bento
    31 mai, 2017 Almeirim 16:53
    Aqui deixo como sugestão algumas medidas que me parecem adequadas: 1-isenção de irs para todos os ex-combatentes no ex-ultramar Português, 2- criação de valências médicas, em especial de psicologia e psiquiatria nos hospitais centrais, 3- apoio medico e social 4- possibilidade de utilização das instalações do Inatel, em todo o Pais, entre 1 de Outubro e 31 de Maio, para estadia de pelo menos 15 dias com desconto sobre o custo total. 5.Construção de casas de saúde para ex.combatentes. Como financiar estas medidas? Simples : criação de um imposto de 1% sobre o lucro bruto das empresas acima de cinco milhões de euros.

Destaques V+