Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Nigel Farage: “Sou mais europeu do que Durão Barroso”

30 mai, 2017 - 16:28 • Rui Barros

Era uma das conferências mais aguardadas no Estoril. Francisco Assis, eurodeputado do Partido Socialista, e Nigel Farage, ex-líder o UKIP, discutiram durante uma hora sobre futuro da Europa, com o líder britânico a apresentar-se como um europeísta que é contra a União Europeia.

A+ / A-

Edward Snowden, Madeleine Albright, Joseph E. Stiglitz, Sérgio Moro e Baltasar Garzón são alguns dos oradores da edição 2017 das Conferências do Estoril, que decorrem de 29 de Maio a 1 de Junho. A Renascença é a rádio oficial. Assista em directo às conferências aqui


"Sou um convicto europeu”, “mais europeu que Durão Barroso e [Jean-Claude] Juncker”. As frases são de Nigel Farage, antigo líder do partido eurocéptico UKIP, nas Conferências do Estoril, esta terça-feira. Farage defendeu o legado da campanha que fez pelo Brexit, argumentando que “não é possível conciliar o patriotismo e o apoio à União Europeia” (UE).

Lembrando o momento em que esteve em Portugal para a assinatura do Tratado de Lisboa, o eurocéptico justificou a sua luta pela saída do Reino Unido com o seu patriotismo e não deixou de mostrar apoio aos que queiram romper com as amarras que, segundo o líder britânico, a UE coloca aos países.

“Ninguém na campanha pelo Brexit argumentou pelo isolacionismo ou para barrar as pessoas no Canal da Mancha. Só queremos controlar quem entra no nosso país”, defendeu Nigel Farage perante uma plateia cheia nas Conferências do Estoril, que começaram na segunda-feira e terminam na quinta-feira.

Farage continua a acreditar que a União Europeia não é uma instituição democrática e que “Merkel e Juncker estão a usar o Brexit como desculpa para acelerar a integração antidemocrática que dará poder à Alemanha”.

Com Farage a estabelecer um paralelismo entre a União Europeia e a União Soviética, Francisco Assis saiu em defesa da união política europeia como um “convicto europeu” e defendeu aquilo que acredita serem as vantagens do projecto europeu.

“Este é um projecto com um grande grau de artificialismo. Mas é um artificialismo positivo porque é baseado na vontade do Homem”, defendeu o socialista, que vê a UE como um projecto no qual vários países com histórias e formas de ver o mundo diferentes decidiram trabalhar em conjunto.

Nunca criticando a decisão do Reino Unido, que considera democrática, Assis teve tempo ainda para tecer elogios ao recém-eleito Presidente francês Emmanuel Macron pelo seu europeísmo numas eleições onde a Europa esteve sempre no centro da discussão.

“A Europa precisa daqueles que estão contra ela, mas também precisa daqueles que estão dispostos a lutar e a travar batalhas por elas”, defendeu Francisco Assis, que considera que “os que estão contra a Europa fazem uma defesa muito mais cerrada das suas ideias do que aqueles que acreditam no projecto europeu”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atento
    31 mai, 2017 VPA 17:44
    Será que estão a controlar mesmo os mal educados? Vejam o caso Viriato.Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados
  • Oh K Arreburro!
    31 mai, 2017 Orabem! de qualquer lado 15:01
    Oh K A função pública mais bem paga do Mundo, aqui em Portugal?! AHAAHAHAH Como gosto de rir à custa dos palhaços. Que me desculpem os verdadeiros! Não me digas que algum dos f.públicos já tirou a vez ao mexias?! Mas quando falas da F.Pub. Falas só de alguns ou metes todos no mesmo saco?! Ou pelo menos que critiques o que é injusto ou o que está mal, aí já mostras ser mais inteligente. Mas falar pelo clube politico ou por tendencia, aí mostra é que és igual aos papagaios...Das duas uma, ou és um patrão daqueles que o que quer é retirar direitos e enfiar só deveres e fazer escravos. Um explorador sem princípios, um fascista de primeira, ou então um GRANDE IDIOTA, que trabalha no privado, mas que apesar de não estar bem, não pretende mais direitos, um acomodado da silva, que tanto faz que lhe paguem um salário como metade, como lhe darem 8 hora ou 10 horas, tudo é aceitável, mas que quer ver os outros iguais ou piores, aí já passa aquela coisa que não fica bem em ninguém, a inveja! Ou se não estou bem, quero é que o outro esteja ainda pior do que eu. a fuc. pública é bem paga?! Quem? Aqueles que trabalham por 600, 700 ou pouco mais e têm os salários congelados desde de 2010? São estes que fazem vida de rico? Coitados, nem dinheiro se têm para ir limpar a ferrugem que anda a fazer buracos nos carros. Só de um tolo para comparar a f.púb. aos privados, os priv é para o lucro, os pub. para servir o povo. E que tal se tivesses que pagar mais se fosse tudo privado? BURRO!
  • VIRIATO
    31 mai, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 14:18
    Vejo que "a coisa" das 20.53 tem coragem...para ser cueficiente com a língua. De traidores à pátria está a nossa história cheia, mas estão identificados. A democracia de alguns, é a tirania sofrida pela maior parte do mundo. Mas o ciclo da história que se aproxima, vai mudar isto...e depois vai pagar o justo pelo pecador, e alguns pecadores já têm as mãos sujas de sangue dos inocentes que vão morrendo às mãos dos tais TIRANOS TRAIDORES.
  • André souza
    30 mai, 2017 Alverca 20:53
    Confundir coeficiente e quociente é grave! O Reino Unido cresceu porque a Sra Thatcher levou-o a aderir â UE... era um país pobre, greves etc e tal. Estes trogloditas são do contra. Já são contra. May... serão contra tudo tipo BE e PCP
  • VIRIATO
    30 mai, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 19:31
    Quanto ao troglodita das 18.04, estamos conversados quanto ao coeficiente de inteligência do artista...comparar o nacionalismo europeus com a doutrina esclavagista da turma do clube bilberg...estamos elucidados, quanto à intoxicação desta turma, com o beneplácito dos media ao serviço do aparelho reprodutor destas "coisas". Viva o PARTIDO NACIONAL RENOVADOR E VIVA OS VERDADEIROS PORTUGUESES. Quanto aos tresmalhados, EMIGREM, e um bom destino para vocês...o iémen, o iraque ou qualquer outro destino...sarraceno.
  • AC
    30 mai, 2017 Lx. 19:01
    Além de seres "mais europeu" és também mais idiota. Creio que a Europa dispensa bem "europeus" como tu.
  • JL
    30 mai, 2017 Lisboa 18:08
    Adorava saber a ideia que o Farage tem para a União Europeia.
  • André Souza
    30 mai, 2017 Alverca 18:04
    Um troglodita inglês contra o euro e a União Europeia....depois segue-se um americano que também ataca o euro!! É preciso ter lata para convidar gentinha desta ...mesmo que sejam "nobel"
  • K
    30 mai, 2017 Beja 18:03
    A ouvir estes europagos como o Francisco Assis, percebe-se porque é que os britânicos não querem ter uma super estrutura hiper cara que são as instituições europeias, onde se paga principescamente para se fazer pouco..... A função pública mais bem paga do Mundo...... Os britânicos não estão para isso, percebo-os perfeitamente.......
  • Luis
    30 mai, 2017 Lisboa 17:23
    Ser mais europeu do que Durão Barroso é algo que não surpreende, até Putin o é.....quem trabalha para o Goldman Sachs é tudo menos europeu é sim, filho de uma Hidra.............

Destaques V+