Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cimeira luso-espanhola

Costa. Fronteira com Espanha é “ponto de união” e não linha de separação

30 mai, 2017 - 09:48

A 29.ª cimeira bilateral entre Portugal e Espanha arrancou na segunda-feira e termina hoje.

A+ / A-

O primeiro-ministro sublinhou as relações "muito fortes e integradas" entre Portugal e Espanha, sustentando que a fronteira entre os dois países deve ser um "ponto de união" e não uma "linha de separação".

"O objectivo é fazer da fronteira, que era uma linha de separação, um ponto de união entre os nossos países, povos e economias. Para esta união o papel das empresas é absolutamente essencial", defendeu António Costa que falava em Vila Real no segundo de dois dias de cimeira ibérica entre Portugal e Espanha.

No final da cimeira empresarial luso-espanhola, que decorreu em paralelo com a cimeira entre os executivos dos dois países, Costa lembrou a necessidade de se trabalhar "dia após dia em conjunto", valorizando a relação económica "muito forte" entre Portugal e Espanha.

"Para termos uma noção, a Espanha exporta para Portugal mais do que exporta para toda a América Latina. E Portugal exporta só para Espanha mais do que exporta para a Alemanha e França no seu conjunto", declarou.

O chefe do executivo português disse ser necessário "transformar esta força" de proximidade "numa capacidade crescente" de ambos os países serem "mais fortes em conjunto no mercado europeu e global".

Depois, António Costa lembrou que a cimeira entre os dois executivos decorre em Vila Real, no interior do país, e centra-se na cooperação transfronteiriça, numa "nova visão" sobre o território de ambos os países.

"Se queremos ter maior coesão territorial e queremos desenvolver o que está por desenvolver, é nestas regiões que temos de priorizar o esforço de desenvolvimento", realçou.

Rajoy diz que relações são factor de competitividade

Mariano Rajoy salientou que as relações entre Portugal e Espanha “constituem um factor de competitividade e de dinamismo”. Por isso, acrescentou: "estes seminários são uma ocasião para explorar novas oportunidades entre os nossos dois mercados na Europa e no mundo".

O líder do governo espanhol falava durante um encontro com empresários portugueses e espanhóis, no segundo e último dia da 29.ª cimeira, que decorre em Vila Real.

“Como países vizinhos e amigos as nossas relações comerciais são muito estreitas. Portugal é para Espanha um mercado muito importante e com quem mantemos um intenso fluxo comercial e de investimentos”, frisou.

O chefe do Governo espanhol referiu que o comércio bilateral tem aumentado muito nas últimas décadas e frisou que são muitas as empresas que focam a sua actividade neste mercado ibérico conjunto.

Rajoy destacou a importância do comércio bilateral para as regiões de fronteira e, por isso, frisou que, pela primeira vez uma cimeira teve como tema central precisamente a cooperação transfronteiriça. Cruzar a fronteira é hoje, segundo o governante espanhol, “um acto natural para os cidadãos”.

Existem 2.600 empresas que trabalham nos dois mercados.

Antes de chegar ao palácio Conde de Amarante, no centro da cidade, Rajoy fez uma caminhada de 10 quilómetros por vinhas durienses.

Depois do encontro com empresários, os dois chefes dos governos deslocaram-se para a Praça do Município, onde decorreram cerimónias militares, com a presença dos três ramos das Forças Armadas.

A 29.ª cimeira bilateral entre Portugal e Espanha arrancou na segunda-feira e termina hoje. Serão assinados no final do encontro vários acordos entre os dois países, no que pretende ser um reforço da cooperação transfronteiriça em áreas como energia, infraestruturas e ambiente.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    30 mai, 2017 braga 12:44
    e andam estes ilustres governantes a passear a comer e a beber a gozarem a vida a custa do povo para nao dizerem nada que o povo nao soube-se ja
  • Diogo
    30 mai, 2017 Funchal 11:57
    Para termos uma noção, a Espanha exporta para Portugal mais do que exporta para toda a América Latina. E Portugal exporta só para Espanha mais do que exporta para a Alemanha e França no seu conjunto. Interessante. Mas bem que Portugal podia tratar melhor das estradas principais e secundárias do seu lado da fronteira que têm uma diferença abismal para a muito boa qualidade das estradas espanholas.

Destaques V+