Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu antigo ditador do Panamá Manuel Noriega

30 mai, 2017 - 06:32

Tinha 83 anos e estava internado desde Março, após ter sido operado a um tumor cerebral.

A+ / A-
Manuel Noriega, o ditador que pediu perdão
Manuel Noriega, o ditador que pediu perdão

Morreu Manuel Noriega, antigo ditador e presidente do Panamá. A morte foi anunciada no twitter pelo actual presidente do país, Juan Carlos Varela.

"A morte de Manuel A. Noriega encerra um capítulo na nossa história. As suas filhas e familiares merecem um enterro em paz", escreveu.

Noriega tinha 83 anos e morreu na cidade do Panamá, no Hospital de São Tomás, onde estava internado depois de uma cirurgia, realizada em Março. O antigo ditador tinha um tumor cerebral e estava em coma induzido desde a intervenção.

Noriega liderou um regime violento no Panamá entre 1983 e 1989, altura em que os Estados Unidos invadiram o país.

Antes da intervenção norte-americana, o ditador era um aliado ocasional dos EUA, trabalhando de perto com a CIA. No entanto, as suas ligações ao narcotráfico ditaram o fim da complacência norte-americana.

A 3 de Janeiro de 1990 Noriega entregou-se ao exército americano, tendo sido levado para Miami onde foi julgado por tráfico de droga. Noriega foi condenado a 30 anos de prisão pelo tráfico de cocaína e marijuana para os Estados Unidos.

Noriega cumpriu pena nos Estados Unidos e em França, tendo sido repatriado para o Panamá em 2011.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • porque será!
    30 mai, 2017 Santarém 23:03
    É curioso verificar que entre a notícia desta morte e a de Fidel de Castro para este existe sempre em todos os órgãos da comunicação social que já li e ouvi o título de ditador para o outro (Castro) raramente a palavra ditador foi referida, qual a diferença entre um e outro e enquanto Castro exerceu tal poder como um reinado até ao fim da vida.
  • emanuel
    30 mai, 2017 Santarem 08:58
    Pois Pois....era aliado dos Estados Unidos o problema foi a intenção de querer nacionalizar o Canal do Panamá e, aí.........alto. O Panamá é invadido pelo exército americano, Noriega preso levado para os Estados Unidos e julgado, é claro que o tráfico de droga era o pretexto. Que descanse em paz. Não esquecer que já em 1983 os Estados Unidos tinham invadido Granada.
  • Otário
    30 mai, 2017 Portugal 08:43
    O Karma é tramado...
  • Alberto
    30 mai, 2017 cascais 07:34
    Morreu mais um nacionalista aprisionado para o resto dos dias pelo império americano, como faziam os imperadores romanos, os mesmos que matavam os cristãos e que as suas réplicas actuais já estiveram mais longe de o fazer...

Destaques V+