Tempo
|
A+ / A-

Marcelo diz que populistas estão condenados à derrota

29 mai, 2017 - 22:39

“É muito mais importante não ceder à tentação de ser securitário, de abolir a liberdade, de sacrificar a democracia, de pôr em causa princípios básicos da nossa vida comum”, afirmou o Presidente nas Conferências do Estoril.

A+ / A-
A Europa já "ignorou tempo demais", acusa Marcelo. "É preciso ir à raíz das migrações"
A Europa já "ignorou tempo demais", acusa Marcelo. "É preciso ir à raíz das migrações"

Marcelo Rebelo de Sousa criticou esta segunda-feira, nas Conferências do Estoril, os hipernacionalismos, a intolerância e a reacção básica e populista de certos líderes mundiais ao fenómeno das migrações.

Sem nunca referir nomes concretos, o Presidente da República afirmou que a resposta militar faz, em certos momentos, sentido para evitar ameaças externas, mas no caso concreto das migrações essa resposta tem de ser cultural.

“É muito mais importante não ceder à tentação de ser securitário, de abolir a liberdade, de sacrificar a democracia, de pôr em causa princípios básicos da nossa vida comum”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o Presidente da República, estes princípios têm de ser defendidos contra os populismos que florescem em várias partes do mundo.

“Ser-se populista, em certo momento, pode ser tentador, podem pensar que no curto prazo ganham, mas perdem no médio e longo prazo, porque a vitória não é deles, a vitória é dos princípios”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Nas Conferências do Estoril, o chefe de Estado deu o exemplo do trabalho que Portugal no acolhimento de imigrantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • indignado
    30 mai, 2017 Santarém 23:15
    Se aqueles a que o senhor presidente chama de populistas estão condenados à derrota a que estaremos nós povo europeu condenados nas mãos destes submissos que nos «governam», só poderá ser à extinção que é o que já está a acontecer!.
  • VIRIATO
    30 mai, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 14:55
    Este intruja, deve ter alugado o palácio de belém no "airbnb", porque passa a vida a viajar e a air do país, à pala dos otários que lhe acham muita graça e o veneram. Este é que vos enganou bem...andou a preparar a eleição dele dez anos antes com a sagrada aliança sic e tvi...e conseguiram, porque o povo hoje é mais fácil de ser "educado" do que diziam ser no tempo do saudoso Sr. Dr. Prof. António de Oliveira Salazar. Aquilo que ele chama populismo é nada mais nada menos do que a voz dos desgraçados que estão fora do sistema, mas que têm a maior parte da carga fiscal e que alimenta o monstro ao qual estes parasitas pertencem. Para quê termos presidente da república?...para isto...é este o engano que nos vendem. Eu sou populista com muito orgulho, mas sou Português e não traio a memoria daqueles que lutaram pelo meu país para hoje alguns traidores se encherem de dinheiro e venderem o meu país a retalho, com artimanhas promovidas por esta c.s. putrefacta, conivente e aparelhista. Está na hora de vermos onde andam os verdadeiros Portugueses e como agem. Viva Portugal e os verdadeiros Portugueses.
  • rosinda
    30 mai, 2017 palmela 12:32
    Esta a falar dele proprio! Realmente o nuno melo tinha razao quando disse ao outro" nao acho que o dr.rui rio seja mal empregado para presidente da republica!
  • Salmo
    30 mai, 2017 Figueirò 08:25
    Olha o passarão ! O Tino de Rã não chegou para si !

Destaques V+