Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nobel da Paz. "É chocante que Trump negue as alterações climáticas"

29 mai, 2017 - 21:47 • Paulo Ribeiro Pinto [entrevista] e Catarina Santos [vídeo]

Em entrevista à Renascença nas Conferências do Estoril, Rajendra Pachauri considera que o mundo tem "dois ou três anos" para tomar medidas efectivas para combater as alterações climáticas.

A+ / A-
Nobel da Paz. "É chocante que Trump negue as alterações climáticas"
Nobel da Paz. "É chocante que Trump negue as alterações climáticas"

A posição do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre as alterações climáticas é "chocante" e "decepcionante", afirma Rajendra Pachauri em entrevista à Renascença nas conferências do Estoril. O vencedor do prémio Nobel da Paz em 2007, em nome do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, considera que o mundo tem "dois ou três anos" para tomar medidas efectivas para combater as alterações climáticas.

Dez anos depois de ganhar o Prémio Nobel o que está complicar a alteração do comportamento das pessoas em relação às alterações climáticas?

Francamente, pouco tem mudado nos últimos dez anos. Sim, há uma maior consciência e é por isso que, pelo menos, temos o Acordo de Paris, que não teria acontecido a menos que os líderes mundiais estivessem convencidos de que alguma coisa teria que ser feita. Mas, se olhar para o que se tem sido feito, não é suficiente. Nós temos de fazer muito mais, porque as consequências das alterações climáticas estão a agravar-se progressivamente. Eu penso que temos de garantir que mesmo o Acordo de Paris pretende mais acção do que a que temos até agora. Estes compromissos não são suficientes. Nós temos que intensificar as acções nos países.

Acredita que o Acordo de Paris vai ser implementado pelos governos?

Sim, eu acredito que o Acordo de Paris está lá e manter-se-á em vigor, mas a sua eficácia depende daquilo que os governos estão preparados para fazer. Se os governos não elevarem o seu nível de ambição, o Acordo de Paris não terá eficácia, porque o Acordo só é um ponto de partida e uma oportunidade de fazer as coisas. No entanto, não há requisitos para os governos, eles decidem voluntariamente quanto vão fazer. Eu penso que a única forma de vermos acção suficiente é se a juventude mundial tomar a liderança desta batalha. É isso que eu estou a tentar fazer, eu estou a tentar mobilizar as pessoas jovens de todo o mundo.

Aconselhou os jovens aqui no Estoril a perguntarem e lutarem mais com as instituições e o Governo. Que conselhos lhe daria?

O que lhes digo é que comecem a agir nas suas instituições. Todas as escolas e universidades deviam tornar-se electricamente suficientes. Isso não é um luxo, é algo que conseguimos fazer agora por um custo negativo, uma vez que, como os custos da nova energia tecnológica desceram tanto, é melhor usar as energias suficientes que as baseadas em combustíveis fósseis. Eu penso que se todas as instituições do mundo se tornarem um exemplo de acção responsável, os estudantes tomam conta do assunto e trabalham com as autoridades das escolas e universidades e isso terá um grande impacto na sociedade. Por isso, é isso que lhes estou a pedir para fazer, porque assim eles também conseguem dizer aos seus líderes o que estão a fazer e são capazes de questiona-los por que razão não acontece em todo o país.

Como olha para a posição da nova Administração norte-americana em relação às alterações climáticas? Os EUA deviam liderar?

A única coisa que posso dizer é que é chocante. É muito decepcionante que o líder da mais poderosa nação do mundo e o país que, historicamente, foi responsável pela maioria das emissões de gases com efeito de estufa negue as alterações climáticas. Todos os governos norte-americanos, sucessivamente, aprovaram as conclusões do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas. E essa é a força do Painel Intergovernamental. É um esforço científico, mas requer a aprovação de todos os governos do mundo. E se ele [Donald Trump] se prepara para fechar os olhos, apenas posso dizer que é um choque e uma infelicidade.

A União Europeia ou mesmo a China podem liderar esta luta contra as alterações climáticas?

A Europa, a China, a Índia e outros países, como o Japão, podem fazer muito. Eu diria que se os Estados Unidos não querem fazer nada, deixem os outros países avançar. Por que devem esperar pelos EUA? Temos lideranças responsáveis, temos líderes que entendem que o bem-estar do seu povo dependente de agir contra as alterações climáticas. Caso contrário, os jovens vão enfrentar uma grave crise daqui a algumas décadas. É isto que queremos deixar aos jovens deste mundo? Certamente, não e, por isso, acho muito importante que os líderes das outras nações tomem a iniciativa e avancem.

E eu acho que eles serão muito ajudados se os jovens em todos dos países agirem e mostrem o caminho e que podemos ter um estilo de vida diferente, na forma como utilizamos a energia e na redução do desperdício, porque tornámo-nos numa sociedade com muito desperdício. A sociedade humana está a desperciçar tanto. Repare no problema dos resíduos sólidos nas nossas cidades. Nós não temos que gerar todo este lixo. Não temos que usar tanto plástico. O importante é que os jovens assumem a vanguarda e digam: 'basta, não vamos deixar que isto continue a acontecer".

Passar essa mensagem às novas gerações é um dos poderes de um prémio Nobel?

Acho que não, é a minha convicção pessoal, porque eu estou na área das alterações climáticas há três décadas e estou convencido que os governos, por si só, não vão fazer o suficiente. Passam 25 anos desde a criação da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, o que alcançámos? Temos o Acordo de Paris, isso dá-nos uma oportunidade, mas não resultados e acho muito importante encontrarmos um novo caminho, e há muitos anos tenho vindo a pensar que os jovens são esse caminho. Eles têm que assumir a liderança.

O Acordo de Paris é a nossa última oportunidade de fazer algo importante para o futuro?

É mesmo a última oportunidade e acredito que o mundo tem dois ou três anos para começar a tomar medidas efectivas. Se falharmos esta oportunidade não vamos conseguir fazer nada no futuro. Porque o tipo de tecnologias e acções que teremos de tomar serão praticamente impossíveis. É mais sensato da nossa parte começar já a tomar medidas concretas, sem mais atrasos, e com um sentido de determinação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pitagoras
    20 mar, 2018 lisboa 11:58
    Os premios nobeis a maior parte sao dados a indivíduos pela sua ideologia programática e não pela verdade e valor dos trabalhos ou afirmações.Sao alegadamente papagaios ao serviço de grandes interesses.Sao já desinteressantes e não produzem impacto nas nações.A politica mundial não é só a ocidental ,onde tudo é tolerado e onde se da muita e exagerada relevância a minorias por vezes cometedoras de crimes não denunciados.Crimes ou formas de cultura diferente.O rgime de compressão das maiorias pelas minorias vai-se pagar caro.
  • Mar
    31 mai, 2017 RJ 15:10
    Chocante porquê? Ainda não perceberam que o fulano é um débil mental? Ele é arrogante, mal educado, ridículo, mal preparado, bronco, feio, viscoso ou seja, um tramp.
  • Vanda
    31 mai, 2017 Peniche 14:49
    é muito ignorante este Trump e não há quem o tire da casa branca?????????'
  • JP
    31 mai, 2017 Lisboa 14:49
    The Guardian: Rajendra Pachauri to face Delhi court on sexual harassment charges. Pois é.
  • natália gomes
    30 mai, 2017 12:11
    há homens bons e maus, pessoas inteligentes e "burras", o que é grave é com a falta de inteligência e de responsabilidade se destrua o planeta que se vai deixar às gerações vindouras, ainda por cima eleito democraticamente !!!
  • Manuel
    30 mai, 2017 Queluz 11:36
    Sendo o mais inculto de todos os presidentes dos EUA, dele nada me surpreende. Estou preparado para tudo.Na sua recente viagem à Arábia Saudita, apelou, ao combate ao terrorismo em todas as frentes,quando estava efectivamente no epicentro do terrorismo fundamentalista islâmico,predominante mundialmente, o de etnia sunita, origem das incursões assassinas e covardes do I.Eslamico na Europa.O mundo já tinha poucos problemas... é só mais um.
  • Rodrigo
    30 mai, 2017 porto 08:53
    Não foi este que foi acusado de assédio sexual há uns anos? Além disso, porque é que ele não explica porque é que o IPCC alienou, despediu e humilhou os cientistas e climatólogos que denunciaram a adulteração dos dados dos estudos climáticos que fizeram, e ousaram sugerir estudar outras causas naturais para as alterações climáticas?
  • al
    30 mai, 2017 adelaide 03:10
    Atencao ... esta "gente" ate sabem prefeitamente quanto tempo temos para resolver este "problema" !!! ???? hahahahahahaha e so propaganda !!!
  • Carlos da Costa
    30 mai, 2017 Cascais 01:18
    Este tipo tem formacao em engenharia de maquinas (locomotivas), vejam o seu curriculum. O IPCC recebe milhares de relatorios (papers) de varios cientistas de varias areas, retira o que lhe interessa para a sua narrativa e produz um relatorio final a sua maneira. Ao longo dos anos dezenas de cientistas ja se indignaram das interpretacoes finais que fizeram dos seus documentos. O clima no planeta esta sempre em evolucao. Entao quando vier a proxima inversao dos polos magneticos quem ca estiver na altura vai ter uma bela vida... se sobreviver. A nossa influencia e minima. Poluicao nao e o mesmo que alteracoes climaticas. Quando tiverem um problema de saude consultem um meteorologista e sobre a evolucao do clima um engenheiro de maquinas. Ou ainda um filosofo (ha um senhor que em Portugal vai muito a televisao falar sobre as alteracoes climaticas e a sua formacao e em Filosofia...) Enfim...
  • Nelson
    30 mai, 2017 J 01:03
    Acho que ninguém nega as alterações climáticas! O que há de facto muita gente a negar é o aquecimento global que tanto foi apregoado na última década e como se começou a perceber a 'tramoia', já mudaram o nome para uma coisa que sempre aconteceu no planeta: alterações climáticas. Agora até já vi artigos sobre arrefecimento global. O problema do acordo de Paris e outras coisas há volta do clima, é que esse é um bom motivo para criar 'lei globais', que depois para se aplicarem precisam de uma 'policia', que também seria global. Depois para mandar numa policia global teria que haver... adivinhem lá? Pois é... o Trump não é um gajo muito eloquente e tem tantos defeitos como qualquer humano terá, mas a guerra dele é exactamente contra tentações de domínio global e por isso todos os grandes poderes estão contra ele.

Destaques V+