Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escuteiros católicos sonham chegar aos 100 mil em Portugal em 2023

29 mai, 2017 - 16:49 • Isabel Pacheco

Comemorações dos 94 anos do Corpo Nacional de Escutas decorreram sábado em Guimarães, já com os olhos postos no centenário, que se aproxima.

A+ / A-

Mais de mil escuteiros de todas as regiões do país celebraram sábado, em Guimarães, o 94.º aniversário do CNE – escutismo católico português. A festa decorreu no centro histórico da cidade-berço, com várias actividades e jogos escutistas.

Para Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE, este foi o momento de cantar os parabéns, olhar para a história do movimento e também pensar no futuro. “Para o centenário gostávamos muito de ter condições que nos permitissem que o escutismo pudesse crescer, para nos 100 anos sermos 100 mil escuteiros”, disse à Renascença aquele responsável. “Não é o número que nos move, mas as condições que precisamos de trabalhar e de ter para que isso seja possível. E se isso acontecer estaremos todos muito contentes, porque teremos dado um salto qualitativo importante”, acrescentou.

Ivo Faria gostaria também de alargar a plataforma Madre Teresa de Calcutá, o projecto-piloto que pretende a inclusão no escutismo de pessoas com deficiência mental ou com necessidades educativas especiais. “Queremos estudar este projecto e esta realidade. É uma realidade que conhecemos, mas temos de descobrir um pouco mais, para podermos dar passos seguros para que este trabalho possa ser replicado por todo o país, com alguma segurança e com o conforto de que as coisas correrão tão bem ou melhor do que estão a correr aqui”, disse o chefe nacional do CNE.

As comemorações dos 94 anos do Corpo Nacional de Escutas contaram com a presença e os parabéns de João Costa, secretário de Estado-adjunto da Educação, e que também é escuteiro. “Aquilo que vemos hoje a ser discutido como os grandes desafios dos sistemas educativos em todo o mundo para o século XXI não são novidades para nós, escuteiros: como desenvolver competências sociais, relacionais, como trabalhar a autonomia, como estimular a cooperação mais do que a competição, isso é o dia-a-dia, diria eu, de um acampamento”, afirmou o responsável governamental.

Fundado em 1923, em Braga, o CNE é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.

Esta reportagem foi emitida no espaço informativo das 12h, na Renascença, que às segundas-feiras dá destaque aos temas sociais e da vida da Igreja.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    30 mai, 2017 Trofa 14:29
    É um movimento muito bonito, de jovens, pena é de alguns, muitos "chefes", que nem a sua casa sabem gerir, quanto mais um grupo. e tem mais uma coisa, peçam faturas, nunca existem, e é muito dinheiro que se dá para os escuteiros, falo dos censos.
  • rosinda
    30 mai, 2017 palmela 13:18
    Sao logo treinados em pequeninos a ajudar a enriquecer o belmiro de azevedo!

Destaques V+