Tempo
|
A+ / A-

Cimeira luso-espanhola

Portugal e Espanha vão investir 1.500 milhões nos transportes

29 mai, 2017 - 16:32

Melhorias nas ligações ferroviárias e rodoviárias são exemplos de projectos comuns, que serão financiados com fundos comunitários.

A+ / A-
Portugal e Espanha vão investir 1.500 milhões nos transportes
Portugal e Espanha vão investir 1.500 milhões nos transportes

Portugal e Espanha preparam-se investir 1.500 milhões de euros no sector dos transportes. A notícia sai da Cimeira luso-espanhola, que decorre esta segunda-feira e amanhã, em Vila Real.

"São obras para ser financiadas com fundos comunitários, para que melhorem a situação económica, mas mantendo o equilíbrio orçamental" de Portugal e Espanha, declarou o ministro do Planeamento português, Pedro Marques, falando a bordo de uma embarcação no rio Douro, no primeiro de dois dias de cimeira entre Portugal e Espanha.

Pedro Marques falou das ligações ferroviárias entre Porto e Vigo, da linha da Beira Alta e do corredor Sines-Caia, mas destacou também, a nível rodoviário, o troço final da A25 e uma "obra de requalificação" da ponte sobre o rio Guadiana.

"Estas obras impulsionarão mais crescimento económico nos dois países", mas são feitas "com os pés assentes no chão", até devido à situação económica e financeira de ambos os países, prosseguiu.

A 29.ª cimeira Portugal/Espanha é dedicada à cooperação transfronteiriça em áreas como energia, infraestruturas e ambiente e começou com uma viagem no Douro.

Pelas 12h35, a embarcação com as duas comitivas partiu de Vega Terrón, no lado espanhol, perto da fronteira portuguesa e de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.

A comitiva espanhola, encabeçada pelo primeiro-ministro, Mariano Rajoy, esperou em Salamanca pela delegação portuguesa, que aterrou esta manhã na base aérea da cidade espanhola, deslocando-se posteriormente para uma a viagem no Douro a bordo de um navio, que assinalou o arranque oficial dos trabalhos.

A bordo, houve já, pelas 15h30, várias reuniões sectoriais entre os diversos ministros dos executivos de Portugal e de Espanha, entre os quais se encontram os titulares de pastas como Negócios Estrangeiros, Infraestruturaras, Ambiente ou Defesa.

À noite, haverá um jantar reservado, em Vila Real, para finalizar o primeiro dia de trabalhos.

Na terça-feira, as delegações reúnem-se no palácio de Amarante de Vila Real, começando o dia com um encontro empresarial e intervenções dos chefes dos governos de Portugal e Espanha, respectivamente António Costa e Mariano Rajoy.

Depois, as comitivas partem para a Casa de Mateus, onde decorrerá a reunião plenária dos governantes, estando agendada para o final da manhã a conferência de imprensa final dos trabalhos e o encerramento da 29.ª cimeira ibérica.

As cimeiras ibéricas são reuniões anuais bilaterais realizadas entre o presidente do Governo de Espanha e o primeiro-ministro de Portugal nas quais se discutem questões de interesse para ambos os governos e projectos de cooperação entre os dois países.

Esta é a primeira reunião do género com António Costa como chefe do Governo de Portugal, já que em 2016 não decorreu a cimeira devido à conjuntura política de Espanha, na altura com um executivo de gestão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    29 mai, 2017 coimbra 22:20
    ISTO CHEIRA-ME QUE VAI SAIR A LOTARIA OU EUROMILHÕES A ESTA RAPAZIADA ! Mas para que estes tenham estes prémios, muitos milhões de ZÉS têm de contribuir para o BOLO !
  • juzze do vale
    29 mai, 2017 Porto 19:31
    Passeio no Douro...investimentos nas ligações ferroviárias entre Porto e Vigo, da linha da Beira Alta e do corredor Sines-Caia....e a linha do Douro? E o restabelecimento do transporte de Pocinho a Barca de Alva e Salamanca? Porque não aqui a criação de um corredor ferroviário com ligação ao litoral?...Onde estão os autarcas e paladinos da região?..Pois...o Douro é lindo...na paisagem....quase apenas....

Destaques V+