Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado português demora mais de três meses a pagar o que deve

29 mai, 2017 - 10:01

Estudo conclui que os atrasos impedem o crescimento das empresas portuguesas.

A+ / A-

O Estado português leva 95 dias a pagar as suas facturas, ocupando a segunda posição entre 29 países europeus estudados, segundo um estudo divulgado esta segunda-feira.

O relatório conclui que a Grécia é o Estado onde os atrasos no sector público são superiores (103 dias), seguindo-se Portugal e Itália (com 95 dias), uma situação que contrasta com a de países como o Reino Unido, Estónia ou Finlândia, nos quais a média de pagamentos no sector público se situa nos 22 dias.

O 'Relatório Europeu de Pagamentos 2017' da Intrum Justitita coloca Portugal também no topo da lista do Índice de Risco de Pagamentos, com um risco elevado de não vir a pagar as facturas (-1,08), ultrapassando a Irlanda, Itália e Grécia.

Em relação ao sector empresarial, o estudo conclui que os atrasos de pagamento impedem o crescimento das empresas portuguesas, com 58% dos inquiridos a apontarem esta situação como uma das mais graves consequências.

Já cerca de três quartos (76%) das empresas em Portugal aceitaram prazos de pagamentos mais longos do que consideram razoável, valor mais elevado do que a média europeia (58%).

Relativamente ao motivo dos atrasos de pagamentos, 82% dos inquiridos nacionais apontam a situação financeira dos devedores como a principal causa, uma percentagem igualmente superior à média europeia (67%). Segue-se o atraso de pagamento intencional, referido por 62% das empresas que responderam ao inquérito.

"No entanto, apesar de o cenário ser mais confortável nos países do norte, o sector público, um pouco por toda a Europa, tem pressionado as empresas para alargarem os prazos de pagamento, numa situação que se agravou comparativamente com o ano anterior", afirma a consultora.

O 'Relatório Europeu de Pagamentos 2017' é baseado numa pesquisa realizada simultaneamente em 29 países europeus, entre Fevereiro e Março de 2017. Neste relatório a Intrum Justitia reúne dados de milhares de empresas na Europa (10.468) para compreender os comportamentos de pagamento e a saúde financeira das empresas na Europa, facultando uma visão geral dos riscos de pagamento e vulnerabilidade dos mercados e das empresas.

A Intrum Justitia é uma consultora europeia de serviços de gestão de crédito e cobranças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    29 mai, 2017 braga 22:04
    pois e nem mereces resposta porque ja vi que nao es reformado
  • Pois é!
    29 mai, 2017 lis 13:48
    Quanto tempo é que levava no governo de Passos e Portas?...Se bem me lembro era quase o triplo do tempo!
  • mendes
    29 mai, 2017 braga 11:52
    meu caro amigo la diz o costa e companhia a culpa e do anterior a culpa e do coelho-ou nao sabes que nos os reformados temos que esperar por novenbro de 2017 para recebermos o que nos deviam pagar em novembro de 2016-vamos esperar se nao morrermos antes porque se morrermos ja nao vamos receber
  • manuel
    29 mai, 2017 porto 10:40
    Eu ja estou a espera para receber a minha reforma a mais de 5 anos , trabalhei 45 anos da minha a vida , o estado frances deu-me a reforma aos 56 anos com 42 anos de desconto , fiz o meu pedido de reforma em Portugal aos 60 anos tenho aquase 66 , e ainda nao recebi nem tostao , em 2016 pediram-me o NIB para me pagar , mas ainda continuo a espera , para pagares tens 15 dias porque depois tens que pagar multa juros etc , para receberes tens que esperar e nem recebes juros nem coimas etc , e neste espaço todo houve mudança de politica , de direita veio para esquerda , de Cavacos veio para Marcelos , mas a mesma porcaria continua . mas eles recebem o seu todos os mes

Destaques V+