Tempo
|
A+ / A-

Novos parques à entrada de Lisboa vão custar 50 cêntimos dia

29 mai, 2017 - 09:28

Ameixoeira, Pontinha, Areeiro e Pedrouços vão ter parques "dissuasores" para convencer os condutores a não levarem o carro para o centro da cidade.

A+ / A-

A EMEL, empresa que gere os estacionamentos em Lisboa, está a criar novos espaços de baixo custo à entrada da cidade: têm um custo diário de 50 cêntimos para os condutores com um título de transporte válido.

Ameixoeira (500 lugares, que será aberto já em Junho), Pontinha (2.000), Areeiro (300) e Pedrouços (150) são os quatro locais previstos, segundo a notícia do jornal “Público”.

A ideia é dissuadir os condutores de entrarem no centro da cidade, explicou ao jornal Luís Natal Marques, presidente da EMEL. “Serão sempre parques a preços meramente simbólicos. Por 50 cêntimos por dia, desde que tenha um título de transporte, a pessoa deixa ali o carro e vai para o seu trabalho”, refere.

Além destes, estão ainda a ser negociados preços mais baratos com as empresas privadas que gerem os parques do Estádio da Luz (800 lugares), do Estádio de Alvalade (200) e do Pingo Doce da Bela Vista (370).

Actualmente, estacionar o carro das 9h00 às 19h00 numa zona verde custa um total de oito euros; na zona amarela, passa para 11,20 euros; e na zona vermelha são 16 euros.

Numa segunda fase, a EMEL pretende alargar esta medida. “Temos vindo a conversar com a Câmara de Odivelas porque a autarquia sente necessidade de fazer o ordenamento do estacionamento no Senhor Roubado. Aquilo é um pandemónio em termos de estacionamento e pediram o nosso auxílio. Será também um parque dissuasor, muitos dos que ali deixam o carro já vão apanhar o metro”, diz o mesmo responsável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    29 mai, 2017 Cartaxo 21:04
    E para os residentes em Lisboa que melhorias estão previstas?
  • Alberto Martins
    29 mai, 2017 Lisboa 11:52
    Muito bem... Mas parece-me que alguém não sai do gabinete para vir ao terreno verificar como estão os transporte publicos. Os transportes publicos na área metropolitana de lisboa, barcos, carris, metro estão um caos completo. Os barcos da soflusa da parte da manhã simplesmente não cumprem horários, suprimindo carreiras, atrasando outras e ainda antecipando outras para disfarça a falta de barcos em condições de navegar. O Metro desleixado completamente durante 4 ou 5 anos apenas se verifica melhoria na limpeza e no apoio aos utentes com funcionários disponiveis. Por outro lado voltamos ao tempo do metro estilo lata de conserva, uma vez que suprimem composições e as pessoas acumulam-se nas estações. E agora querem incentivar mais uns milhares a recorrer aos transportes publicos metendo mais passageiros num serviço prestado completamente calamitoso?

Destaques V+