Tempo
|
A+ / A-

Conferências do Estoril. Desafios das migrações juntam activistas e políticos

29 mai, 2017 - 06:37

Edward Snowden, Madeleine Albright, Joseph E. Stiglitz, Sérgio Moro e Baltasar Garzón são alguns dos oradores da edição 2017 das Conferências do Estoril, de 29 de Maio a 1 de Junho. A Renascença é a rádio oficial.

A+ / A-

Dezenas de políticos, dirigentes e activistas participam, a partir desta segunda-feira, nas Conferências do Estoril 2017 que, debaixo do mote “Desafios globais, respostas locais”, procuram discutir o tema das migrações.

Madeleine Albright, que chefiou a diplomacia norte-americana na presidência de Bill Clinton (1993-2001), Edward Snowden, o ex-analista informático que divulgou a espionagem em massa dos serviços de informações dos EUA, e Nigel Farage, ex-líder do eurocéptico UKIP e um dos primeiros defensores do 'Brexit', estão entre as participações confirmadas.

Também Bernard Kouchner, fundador dos Médicos Sem Fronteiras e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros francês, José Ramos-Horta, antigo Presidente de Timor-Leste, Rajendra Pachauri, cientista, activista e presidente do painel da ONU para as Alterações Climáticas, e Jody Williams, activista anti-minas e defensora dos direitos humanos, distinguidos com o Nobel respetivamente em 1999, 2007 e 1997, vão estar no Estoril.

Entre os nomes confirmados figuram também quatro "superjuízes" que se destacaram na luta contra a corrupção.

Baltasar Garzón, que ordenou a detenção do ditador chileno Augusto Pinochet em Londres e dirige atualmente a defesa do fundador da Wikileaks Julian Assange. Sérgio Moro, juiz federal brasileiro que presidiu ao julgamento dos crimes revelados pela Operação Lava Jato, considerado o maior caso de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil.

Antonio di Pietro, atual político italiano e antigo advogado e procurador que coordenou, com Giovani Falcone, a operação Mãos Limpas, uma das maiores operações anticorrupção da Europa envolvendo empresas privadas e detentores de cargos públicos.

E Carlos Alexandre, 54, juiz associado a vários processos de corrupção em Portugal, entre os quais a Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates e mais de uma dezena de arguidos completa o painel de juízes na terça-feira.

A participação do realizador norte-americano Oliver Stone, anunciada em janeiro, foi cancelada.

As Conferências do Estoril são organizadas de dois em dois anos desde 2009 pela Câmara Municipal de Cascais.

A Renascença é a rádio oficial da conferência. Pode acompanhar os momentos da 5ªa edição aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+