Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco Alimentar. Quase 1.900 toneladas de alimentos vão ser distribuídos por mais de 2.600 instituições

29 mai, 2017 - 08:01

Até 4 de Junho decorre a campanha ‘Ajuda Vale’ em supermercados e nos postos da GALP e BP e campanha online "alimente esta ideia".

A+ / A-

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.848 toneladas de alimentos durante a campanha realizada no fim-de-semana em mais de 2.000 superfícies comerciais e com a participação de mais de 40 mil voluntários.

É um “valor próximo do obtido na campanha homóloga do ano passado, confirmando quer a solidariedade sempre presente dos portugueses quer a sua confiança renovada, vez após vez, na ideia subjacente à actividade dos Bancos Alimentares contra a Fome”, pode ler-se num comincado.

Os alimentos vão ser distribuídos, a partir da próxima semana, por mais de 2.600 instituições de solidariedade social, que vão fazê-los chegar a 426 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

“Sabemos que, apesar da melhoria das condições económicas, muitos dos nossos concidadãos continuam a enfrentar grandes dificuldades e significativas restrições alimentares e é por isso gratificante constatar que os portugueses têm uma percepção dessa realidade, procurando sempre, na medida das suas possibilidades, contribuir para a minorar”, afirmou Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Às 1.848 toneladas de géneros alimentares angariadas nas superfícies comerciais acrescem ainda as doações online e efectuadas através de vales disponíveis nas lojas ainda não contabilizadas nessa quantidade, segundo o mesmo comunicado.

O Banco Alimentar recorda também, neste âmbito, que decorre até 4 de Junho a campanha ‘Ajuda Vale’ em supermercados e nos postos da GALP e BP e campanha online.

Em 2016, os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome distribuíram 25.864 toneladas de alimentos, com um valor global estimado superior a 36,9 milhões de euros, de acordo com os números oficiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    29 mai, 2017 Lisboa 14:22
    Em 2016 distribuíram 60 kg de morfes...por pessoa...Vão lá pesar a ver se foi mesmo assim...
  • rosinda
    29 mai, 2017 palmela 13:10
    Tem criancas treinadas para entregar saquinhos a porta dos hipermercados! Que pais e este que europa e esta? Que democracia e esta ?
  • mendes
    29 mai, 2017 braga 12:53
    nao defendo ninguem porque desde 1974 que os politicos engordam e o povo emagrece sao todos iguais --mas dizem eles a culpa nao e deles a culpa e do salazar-olha o ps abriu as portas aos comerciantes chineses eles abrem lojas e os portugueses fecham-porque nao pagam impostos os produtos chineses entram no pais sem pagarem impostos sao comercializados nos armazens e vendidos nas lojas sem pagarem iva e nenhum governo ve isso sao milhoes de euros que o pais esta a perder
  • P/RR
    29 mai, 2017 não posso ter liberdade de expressão? 12:07
    Então os meus comentários onde estão? O que é que tem de mal ou de inverdades?!
  • Orapois!
    29 mai, 2017 do cemitério 11:34
    Oh mendes mas quem é que de bom senso acredita numa palhaçada destas?! Então eu tenho o meu salário congelado na mesma, vivo com esta porcaria de moeda, coisa que me revolta imenso, pois faço a comparação de como vivia com o escudo e como passei a viver com este nojo de moeda, muita gente se esquece, nem fala nisto. Mas é que ganho pelo escudo e já compro batatas e cebolas e nabos.... a três vezes mais.... Este país está condenado nesta u.europeia, e qualquer que apareça, seja de que partido for, a politica a adoptar é sempre a mesma: apertar sempre aos trabalhadores e adotptar a austeridade. Este país passou a ser governado sempre em torno de uma dívida, produz pouco, depende mais das importações, não tem hipótese com os países ricos, com esta globalização que também contribui para a precariedade, que esperanças é que se pode ter neste país? Tanto ps, be, pcp, psd todos são farinha do mesmo saco. Também não estás a querer defender o psd, porque também ninguém esteve melhor com o coelho e o múmia do cavaco.
  • Oratoma!
    29 mai, 2017 do rqtp 11:16
    Acho graça a alguns que aparecem por aqui. São dos tais que defendem salários congelados, da perda de direitos, a precariedade e agora vêm se armar em santos e elogiar os voluntários. Não são só estes que merecem elogios, embora os mereçam. Merecem também todos aqueles que deram o seu contributo, mesmo até ganhando um salário medíocre. Até eu que tenho o meu salário congelado e baixo também dei. Mas isto só deveria envergonhar era os políticos, u. europeida. É para isto que se é europeu?! E todos os empresários e aqueles que exploram os trabalhadores, contribuindo para esta miséria. E envergonhar aqueles que dão fortunas a ganhar por dia, como o mexias e catrogas...
  • oraaíestá!
    29 mai, 2017 do jardim das tabuletas 11:01
    O problema é eu ter um salário baixo, ter o salário congelado, ser também precário, mas lá tenho que dar ainda do pouco que ganho esmolas aos outros. É claro que não sou obrigado, mas faço-o porque se não ajudar também me pesa na consciência. Isto tá à vontade daqueles que têm andado a criar toda esta precariedade, desde de políticos, u.europeia, patrões e empresários e de todos os gatunos e aproveitadores. Enquanto não puseram este país de rastos não descansaram. Nazistas!
  • mendes
    29 mai, 2017 braga 10:41
    dizem que e tudo mentira-diz o be pcp e alguns do ps que a fome acabou o pais esta um paraiso
  • TUGA
    29 mai, 2017 LISBOA 09:49
    VIVA A CENSURA
  • 29 mai, 2017 Lisboa 09:24
    A censura continua.....ou se é carneiro ou então o comentário não sai.

Destaques V+