Tempo
|
A+ / A-

Cimeira luso-espanhola dedicada à cooperação obriga a “excepcionais medidas de segurança”

29 mai, 2017 - 06:59 • Olímpia Mairos

Trabalhos arrancam com uma travessia no Douro. Esta será a primeira reunião com António Costa como chefe do Governo de Portugal, já que em 2016 não decorreu a cimeira devido à conjuntura política de Espanha.

A+ / A-

Arranca esta segunda-feira, em Vega Terrón, Espanha, a 29.ª cimeira Portugal/Espanha, dedicada à cooperação transfronteiriça em áreas como energia, infra-estruturas e ambiente.

O 'Brexit', um debate sobre o futuro da União Europeia (UE), com especial atenção ao reforço da União Económica e Monetária e o reforço da dimensão social da UE, são temas que integrarão também a agenda de dois dias dos governantes portugueses e espanhóis.

Os trabalhos oficiais começam com as duas delegações a partirem de Vega Terrón, em Espanha, para descer o Douro de barco, onde a bordo terão lugar as reuniões sectoriais entre os vários ministros dos executivos de Portugal e de Espanha.

Esta será a primeira reunião com António Costa como chefe do Governo de Portugal, já que em 2016 não aconteceu a cimeira, devido à conjuntura política de Espanha, na altura, com um executivo de gestão.

As cimeiras ibéricas são reuniões anuais bilaterais realizadas entre o presidente do Governo de Espanha e o primeiro-ministro de Portugal, onde se discutem questões de grande interesse para ambos os governos e projectos de cooperação entre os dois países.

Estes encontros tiveram início em 1983, em Lisboa. Mário Soares, então primeiro-ministro, foi o anfitrião e teve a seu lado o seu homólogo Felipe González.

Dois dias de cimeira

Durante a viagem de barco pelo Douro terá lugar um almoço, prevendo-se que as comitivas cheguem pelas 16h00 ao cais da Sra. da Ribeira, em Carrazeda de Ansiães.

À noite, já em Vila Real, haverá um jantar reservado.

Na terça-feira, as delegações dos dois países começam por reunir no palácio de Amarante de Vila Real, antigo Governo Civil, arrancando o dia com um encontro empresarial e intervenções dos chefes dos governos de Portugal e Espanha, António Costa e Mariano Rajoy.

Na praça do município terão lugar as cerimónias militares, com a presença dos três ramos das Forças Armadas.

Depois, as comitivas deslocam-se para a Casa de Mateus, onde acontece a reunião plenária dos governantes.

Para o final da manhã está agendada a conferência de imprensa de final dos trabalhos e o encerramento da 29.ª cimeira ibérica.

Excepcionais medidas de segurança

A cimeira ibérica, que decorre entre segunda e terça-feira, em Vila Real, vai obrigar à implementação de “excepcionais medidas de segurança”, algumas das quais implicam “fortes constrangimentos” na circulação rodoviária, informou em comunicado a PSP.

Durante os dois dias da cimeira, vão ser “particularmente afectados” os acessos à praça do Município e largo Conde de Amarante, no centro da cidade, e na freguesia de Mateus, nas proximidades do Palácio de Mateus.

Segundo a PSP, “devido à natureza do evento, existirão ainda “diversos cortes de trânsito pontuais”, nomeadamente na deslocação das comitivas que integram a cimeira.

Para esta operação, a polícia vai mobilizar várias valências, desde o Trânsito, Investigação Criminal e Ordem Pública, promovendo “uma forte visibilidade e uma aposta na prevenção e proactividade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    31 mai, 2017 01:06
    Que saudades de Passos Coelho de PSD, de CDS, era ver o desemprego sempre a subir, subir, subir, os cortes nos direitos sociais sempre a subir, Subir, SUBIR, que saudades daquele tempo que se via o Telejornal a Tremer, tremer, TREMER.

Destaques V+