28 mai, 2017 - 09:48
A companhia aérea British Airways espera retomar, ao longo deste domingo, a normalidade nas ligações agendadas para o aeroporto de Gatwick e a maior parte dos voos previstos para Heatrow.
“Continuamos a trabalhar arduamente para restaurar todo o nosso sistema informático e pretendemos conseguir cumprir os horários de todos os voos em Gatwick e da maioria daqueles que partem de Heathrow este domingo”, anuncia a empresa em comunicado.
No sábado, uma falha informática causou o caos nos aeroportos britânicos e europeus, além de muitos transtornos a milhares de passageiros. Em Portugal, foram cancelados 11 voos com partida ou chegada dos dois principais aeroportos londrinos.
A British Airways admite que ainda possa haver atrasos ou alterações neste domingo e “lamenta profundamente a enorme perturbação causada aos clientes”, diz no comunicado.
Por se prever alguns atrasos, o aeroporto de Heathrow apela a todos os passageiros que não se desloquem para a gare se não tiverem já o seu voo remarcado e confirmado.
Heathrow é o aeroporto com mais tráfego na Europa. A falha informática que ocorreu no sábado afectou as operações em todo o mundo, mas um alto responsável da British Airways afasta a hipótese de um ciberataque, tal como aconteceu no dia 12 de Maio.
Certo é que milhares de passageiros foram obrigados a ficar horas em filas para saber se o seu voo se realizava ou para remarcar. Este é um fim-de-semana bastante agitado no Reino Unido, uma vez que na segunda-feira é feriado nacional no país e muitas crianças entram de férias.
“Estamos a indemnizar os nossos clientes ou a reagendar os voos de quem foi afectado o mais depressa possível”, assegura a companhia aérea britânica.
Em Abril, a alemã Lufthansa e a francesa Air France também sofreram uma falha no sistema informático que afectou, por instantes, o embarque de passageiros.