Tempo
|
A+ / A-

Cannes premeia filme que denuncia corrupção no Irão

27 mai, 2017 - 22:35

"Lerd", do realizador iraniano Mohammad Rasoulof, distinguido com o Prémio "Un Certain Regard".

A+ / A-

O Prémio "Un Certain Regard" do 70.º Festival de Cinema de Cannes, em França, foi atribuído a "Lerd", do realizador iraniano Mohammad Rasoulof, sobre a corrupção no seu país, anunciou a organização do certame.

O filme centra-se no destino de Reza, um homem íntegro com uma vida simples, que vai tentar lutar contra a corrupção de uma empresa privada, que está a obrigar os habitantes da vila a vender os seus bens.

O júri, presidido pela actriz norte-americana Uma Thurman, também atribuiu prémios a "Les Filles d'Avril", do mexicano Michel Franco (Prémio do Júri), "Wind river" do norte-americano Taylor Sheridan (Prémio de Direção Artística), e "Barbara", do fracês Mathieu Amalric (Prémio para a Poesia no Cinema).

A actriz Jasmine Trinca foi premiada pelo seu desempenho de mãe corajosa no filme "Fortunata", do realizador italiano Sergio Castellitto.

Os prémios "Un Certain Regard" - com um total de 18 filmes de 22 países a competir nesta secção - são habitualmente anunciados um dia antes da Pala de Ouro, que será divulgada no domingo à noite.

O realizador português Pedro Pinho venceu hoje o Prémio FIPRESCI, da Federação Internacional de Críticos de Cinema, pelo filme "A fábrica de nada", estreado na Quinzena de Realizadores, em Cannes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+