Tempo
|
A+ / A-

Passos Coelho. Autárquicas não são "concurso de estrelas, nem uma feira de gado"

27 mai, 2017 - 22:10

Líder social-democrata defende que "na política, é preciso talento, é preciso trabalho (...), rigor exigência e depois também ser suficientemente prudente".

A+ / A-

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, desafia os autarcas sociais-democratas a fazerem uma campanha com sobriedade, porque as autárquicas não são "concurso de estrelas, nem uma feira de gado" e não precisam de "transumância ideológica".

"Isto não é um concurso de estrelas, nem uma feira de gado", disse esta noite Passos Coelho, referindo-se à expressão utilizada no passado por "outras pessoas que a usaram para caracterizar o país", alertando que é preciso "sobriedade" nas promessas, porque há "políticos que gostam de vender demasiada ilusão".

O presidente do PSD reconheceu que os candidatos podem não ter soluções para todos os problemas e reiterou o aviso de que é necessária prudência, falando no encerramento da Convenção Autárquica Nacional do PSD, que culminou esta noite na Maia, Porto, com a assinatura da carta de sete compromissos entre os candidatos às autárquicas.

"Podemos não ter soluções para todos os problemas, mas por favor, em época eleitoral, é bom ter prudência, apesar dos entusiasmos das campanhas, e não deixar na ideia das pessoas que fazemos milagres, porque essa não é a nossa especialidade", declarou durante a sua intervenção no púlpito.

"Na política, é preciso talento, é preciso trabalho (...), rigor exigência e depois também ser suficientemente prudente", reiterou.

"Creio que nós podemos com isto mostrar ao país que estamos em condições de servir as pessoas, sem auto-suficiência, sem narcisismo", prosseguiu, mas "com abertura democrática, sem prescindir do que somos, sendo genuínos, autênticos".

"Não precisamos de transumância ideológica apesar de sermos gente pragmática que quer resolver problemas, mas não queremos resolvê-los com as soluções dos outros. É com as nossas crenças, com as nossas convicções que o temos de fazer. Umas vezes ganhamos, outras vezes perdemos, mas só vale a pena esta actividade política se realmente podermos ter a consciência de o fazer com os nossos princípios, os nossos valores, as nossas ideias", defendeu Passos Coelho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Este farsola
    29 mai, 2017 lis 14:49
    continua a pensar que está a dirigir o aldeamento, como administrador de posto!...
  • mendes
    28 mai, 2017 braga 19:39
    tenho dito muitas vezes que nao gosto de coelho -mas para os espertos que aqui o criticam tenho que lhe abrir a memoria ou perguntar lhe quem no ps e melhor do que ele --sera o ferro acusado de pedofilo sera o costa que fez parte de um governo que desgracou o pais--e que sem ganhar eleicoes assaltou o trono sereis vos que criticais o coelho tao espertos tao honestos e tao democraticos quanto quereis parecer --serei eu um deus para vos julgar-nao nem uma coisa nem a outra entao sejamos honestos paremos para penssar no passado ver o presente e tentar que o futuro seja melhor -e que seja um lider de direita ou esquerda tenha o mesmo direito de dizer o que penssa porque isso sera democracia nos paises socialcomunista e que as oposicoes nao podem falar
  • José Faustino
    28 mai, 2017 lisboa 15:35
    A linguagem de eguariço que este ente emprega, revela (como se ainda fosse necessário) a que (des)nível ele se encontra. Estando adequado aos Montenegros e aos Relvas, já enxovalha o País. Não emprego vernáculo para lhe dizer a quem deveria ele chamar gado.
  • João Lopes
    28 mai, 2017 Viseu 15:12
    Excelente intervenção política de Pedro Passos Coelho!
  • 28 mai, 2017 11:59
    O senhora da saude ajuda a curar a mulher de passos coelho e todos os outros que sofrem de doencas mas!
  • rosinda
    28 mai, 2017 palmela 11:38
    A peregrinacao ajuda muito a desenvover a industria do calcado! E que os tenis sejam quase todos fabricados no estrangeiro!
  • Manuel
    28 mai, 2017 Moura 11:36
    Este cromo que nunca fez nada na vida e quando o fez alguma coisa nem a Segurança Social pagava.
  • rosinda
    28 mai, 2017 palmela 11:22
    O dr .passos coelho foi um homem com muito sentido de estado quando o dr.paulo portas o quiz abandonar! O meu pecado e dizer as verdades!
  • Carlos
    28 mai, 2017 Caldas da Rainha 11:04
    Numa época em que os jornais locais se enrolam sobre si mesmos e se fecham como bichinhos de conta (para não dizer ouriços) de acesso pago e os jornais nacionais se abrem um pouco mais à cidadania digital, torna-se cada vez mais difícil ao cidadão fazer ouvir sua voz. A democracia produziu esse "Estado próximo" que se chama "autarquias locais" supostamente para defender os interesses das populações locais, primeiro, por oposição ao poder central e, segundo, na defesa de valores fundamentais, direitos constitucionais como já sucede em áreas tão díspares como o emprego, a solidariedade, os direitos de personalidade. O que se passa é que, tal como no mundo animal, muitos autarcas efetuam autênticas "paradas nupciais" junto dos seus eleitores (de preferência) esquecendo o interesse público (fundado nos tais valores comuns do Direito como sejam os direitos fundamentais) e sujeitam essas mesmas populações a uma roda viva de atividades, eventos de toda a ordem, num exibicionismo gritante atropelando esses mesmos direitos e tornando a sua vida num inferno. Não há lugarzinho, aldeia, vila, cidade de norte a sul de Portugal que não tenha o seu rol de feiras e de eventos, o seu "carrossel de vaidades" e seu chamariz, muitas vezes numa competição para ver quem se põe mais alto, em bicos de pés. Num país já tão apertado, num rectângulo minúsculo a que nos vimos reduzidos depois da perda de um Império, a vida de qualquer cidadão pode tornar-se num autêntico inferno de um ano para o outro.
  • Luis
    28 mai, 2017 Lisboa 09:48
    O taberneiro utilizou linguagem de taberna para quem adora taberneiros. Só lhe faltou cuspir para o chão, ele qua passa o tempo todo a cuspir para o ar. Como é que este desqualificado indigena chegou a 1ºMinistro é que não lembra nem ao careca.

Destaques V+