Tempo
|
A+ / A-

Papa. “O bom empresário trabalha ao lado dos trabalhadores"

27 mai, 2017 - 10:11

Francisco está em Génova numa visita pastoral de 10 horas, que começou com um encontro com trabalhadores, em que o Papa se emocionou.

A+ / A-
Papa. “O bom empresário trabalha ao lado dos trabalhadores"
Papa. “O bom empresário trabalha ao lado dos trabalhadores"

O Papa Francisco criticou esta manhã a cultura competitiva que se vive em muitas empresas e lembrou aos empresários a importância de estar ao lado dos seus trabalhadores.

“O bom empresário conhece os seus trabalhadores, porque trabalha ao seu lado, trabalha com eles”, afirmou, para sublinhar a importância da experiência da “dignidade do trabalho”.

Num encontro em Génova com trabalhadores da siderurgia Ilva, Francisco defendeu que o mundo do trabalho tem de ser uma prioridade humana e lamentou a situação de tantos jovens desempregados que estão a hipotecar o seu futuro.

O Papa ouviu representantes dos trabalhadores, dos desempregados, dos sindicatos e também dos empresários, a quem avisou que a competição entre colaboradores não é saudável.

“Desejo dizer com força que esta cultura competitiva entre trabalhadores de uma empresa é um horror e, por isso, tem de ser mudada, se queremos o bem da empresa, do trabalhador e da economia.

Francisco pediu ainda aos empresários que não escravizem quem trabalha, respeitando o domingo e os dias de festa. Aos trabalhadores lembrou que “quando não se trabalha, se trabalha mal, se trabalha pouco ou se trabalha muito é a democracia que entra em crise e todo o pacto social”.

O encontro com os trabalhadores da siderurgia decorreu junto ao porto genovês, um local que emocionou o Papa. “Estar tão perto do porto lembra-me donde saiu o meu pai e isso emociona-me muito. Obrigado pelo vosso acolhimento”.

Francisco é filho de imigrantes italianos na Argentina.

O Papa realiza, este sábado, uma visita pastoral de 10 horas a Génova. Da agenda consta um encontro com os bispos da Ligúria, clero, seminaristas e religiosos da região, colaboradores leigos e representantes de outras confissões na Catedral de São Lourenço.

Segue-se um encontro com os jovens da Missão Diocesana no Santuário de Nossa Senhora da Guarda, acompanhado pelos presos da cadeia de Génova, que vão receber uma saudação do Papa no final.

Francisco almoça depois com os pobres, refugiados, sem-abrigo e detidos na sala ‘del caminetto’, no santuário.

Às 15h15 (menos uma hora em Lisboa), visita crianças internadas no Hospital Pediátrico "Giannina Gaslini", antes de presidir à Missa conclusiva, na Praça Kennedy.

O regresso a Roma está marcado para as 18h45.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mara
    27 mai, 2017 Portugal 22:35
    Que Deus guarde este Grande Homem da Igreja, que está do lado da Justiça, Amor, Paz, Respeito, Honestidade, Sofrimento e o seu imenso desejo é o bem estar da Humanidade! Nutro por este extraordinário Senhor a maior das admirações....
  • tiago
    27 mai, 2017 faro 17:04
    Nem salário justo quanto mais trabalhar ao lado do trabalhador.
  • otário cá da quinta
    27 mai, 2017 coimbra 14:43
    TEMO PELA VIDA DESTE GRANDE HOMEM. Não quero saber das religiões para nada, mas uma coisa é certa, este PAPA, merece toda a minha admiração e o maior respeito e pelo facto de eu não querer saber de religiões para nada e acreditando unicamente no CRIADOR (chamem-lhe o nome que quiserem ), espero que o CRIADOR o proteja, QUE BEM MERECE.
  • Lourenço
    27 mai, 2017 Setubal 14:25
    Sua Eminencia desculpe mas o que diz é precisamente o que se passa. Os empresários trabalham "ao lado" dos trabalhadores! Mas trabalham tanto ao lado que para não incomodar e distrair os trabalhadores, estes nem os veem! Nem sabem se eles trabalham mais do lado esquerdo, se do lado direito. Bem! Pensando melhor, é capaz de ser mais do lado direito não é?

Destaques V+