Tempo
|
A+ / A-

Caos na Venezuela está a dificultar "deslocação dos funcionários consulares”

26 mai, 2017 - 17:59 • Liliana Monteiro

A onda de violência já estragou o negócio a pelo menos 100 portugueses.

A+ / A-

A onda de violência na Venezuela já estragou o negócio a pelo menos 100 portugueses, numa altura em que é cada vez mais difícil circular em algumas regiões, diz o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Em entrevista à Renascença, José Luís Carneiro afirma que este problema está a dificultar a acção do consulado em algumas circunstâncias.

“Temos notícia de que, por força da instabilidade social, a circulação tem estado muito condicionada em determinadas regiões do país. Naturalmente que essas condições, que colocam em causa a liberdade de circulação e a boa circulação entre as diferentes regiões, acarretam maiores dificuldades também na mobilização do apoio, na possibilidade de deslocação dos próprios funcionários consulares”, afirma o governante.

A Renascença falou com Iris, uma luso-descendente que regressou à Venezuela para ir buscar o filho e que encontrou muitas dificuldades para chegar a uma cidade bem próxima de Caracas.

“Passei muito mal. Cheguei a Caracas na quinta-feira e só cheguei a minha casa no domingo, porque não conseguia passar. As ruas estavam fechadas, havia pessoas a queimar coisas na rua. Estava mau, muito mau. Há muita polícia”, relata Iris.

Para ajudar estas pessoas estão a ser mantidos contactos com as autoridades venezuelanas, sublinha o secretário de Estado das Comunidades.

“Houve uma sessão no consulado de Valência com as autoridades judiciárias venezuelanas, não apenas para serem relatadas e apresentadas queixas dos assaltos, como também para poder constituir condições de apoio financeiro para a reabertura desses estabelecimentos”, afirma José Luís Carneiro.


Há dois números de telefone que devem ser usados pelos portugueses em caso de emergência na Venezuela:

  • Consulado de Caracas: Chanceler Maria da Graça Sousa. Contacto telefónico: 00584242063233
  • Consulado-geral de Valência: Chanceler Manuel Gonçalves Moreira. Contacto telefónico: 00584144014202

O secretário de Estado das Comunidades adianta que os emigrantes em dificuldades podem dirigir-se, também, às várias associações portuguesas na Venezuela, como Damas de Beneficência ou a Mulher Migrante, por exemplo.

Urgências relacionadas com emissão de passaportes e outra documentação devem ser tratadas também por estas vias.

Pelo menos 57 pessoas morreram na Venezuela desde o início da mais recente onda de contestação ao Presidente Nicolas Maduro, entre os quais um luso-descendente.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    27 mai, 2017 Lisboa 09:01
    A comunicação social esconde o fracasso da direita opositora em seguir com as «guarimbas» e os actos de morte e vandalismo propagados pelos «muchachos» de escolas e colégios particulares. Desde a marcha pela paz, do passado dia 23 de Maio, que a Renascença nem outra estação de notícias emitiu, a revolução bolivariana está a conseguir vencer a violência nas ruas. A própria direita opositora saiu fragilizada e muitos já a questionam se está capaz de seguir com os protestos até ao fim deste ano.
  • António Lapa
    26 mai, 2017 AMADORA 18:31
    Venezuela, vítima da direita reacionária local e do continente sul americano, dos EUA e seus aliados, só por ter coragem de ser livre e seguir o seu próprio caminho. A luta está a ser dura mas o povo digno venezuelano e Maduro não vão baixar os braços. " Pátria ou Morte " O espírito de Simon Bolívar está presente.

Destaques V+