Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Metade dos jovens emigrantes não pensa regressar a Portugal

26 mai, 2017 - 16:06 • Teresa Almeida

Menos de um em cada dez jovens emigrantes tem planos para voltar, indica estudo da Fundação AEP.

A+ / A-

Metade dos jovens emigrantes não pensa regressar a Portugal e apenas 8,4% tem planos para voltar, conclui um inquérito da Fundação AEP divulgado esta sexta-feira.

Entre os inquiridos, o peso dos que pensam regressar, embora não o dêem como certo, é idêntico aos que afirmam que não equacionam voltar. Ou seja metade dos que foram não querem regressar a Portugal.

Da metade que pretende voltar, 31,4% dizem que, para já, é uma intenção e destes apenas 8,4% já tem planos para o fazer.

Um total de 68% não encaram esta hipótese no imediato, de acordo com o inquérito da Fundação AEP.

Pouco mais de 40% dizem que, a voltar, só farão daqui a mais de cinco anos e outros 27% adiam esta possibilidade para daqui a mais de três anos.

Dos que tencionam voltar, a grande maioria, mais de 70% apontou como razão principal para o fazer o “estar próximo da família e amigos”.

Mais de metade assinalou a oportunidade de carreira, como resposta para um possível regresso.

E é precisamente a carreira e os salários que são apontados como razões para não regressar.

Mais de metade dos inquiridos tem até 34 anos e a maioria emigrou depois de 2011, em plena crise económica.

Lá fora, 80% conseguiram um emprego e a grande maioria (60%) têm um contrato sem termo, situações que pesam, e muito, quando se fala sobre um eventual regresso a Portugal.

O inquérito veio confirmar também que os jovens emigrantes são altamente qualificados. 85% da população inquirida tem uma licenciatura de 4 ou 5 anos, mestrado ou doutoramento.

O maior grupo de respostas veio do Reino Unido, seguido pela Alemanha, França, Holanda e Suíça. Mas também chegaram respostas de mais 57 países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • An
    27 mai, 2017 Ser 10:01
    Interessante... Será que metade não pensa em regressar, ou será que são metade que querem regressar? O copo está meio cheio ou meio vazio?
  • Francisco António
    26 mai, 2017 Lisboa 17:11
    A decisão que levou os n/jovens a emigrar tem a ver com os miseráveis salários que os n/"empresários lhes ofereciam ! Só quem estiver a olhar para o umbigo é que poderá acreditar que eles ou elas voltarão. Mas para fazer o quê ?

Destaques V+