Tempo
|
A+ / A-

​Marcelo condena "odioso ataque" a cristãos no Egipto

26 mai, 2017 - 15:50

Presidente da República enviou uma mensagem ao seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.

A+ / A-
Emboscada mata 26 cristãos coptas no Egipto
Emboscada mata 26 cristãos coptas no Egipto

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou hoje o "odioso ataque" contra cristãos coptas no Egito, numa mensagem enviada ao seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.

"Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do ataque contra cristãos coptas ocorrido hoje na província de Minya, do qual resultaram inúmeros mortos. Condeno veementemente este odioso ataque, bem como todas as manifestações de intolerância religiosa", lê-se na mensagem, divulgada na página da Presidência da República na Internet.

Marcelo Rebelo de Sousa, que em Novembro recebeu o Presidente do Egipto em Lisboa, transmite-lhe em seu nome e em nome do povo português "toda a solidariedade para com o povo egípcio e, de modo particular, com as famílias das vítimas", a quem expressa "sentido pesar".

Pelo menos 28 pessoas morreram e 25 ficaram feridas hoje no Egipto num ataque de homens armados a um autocarro que transportava cristãos coptas, informou o Ministério da Saúde.

O ataque ocorreu na província de Minya, a sul do Cairo, e o autocarro dirigia-se ao mosteiro de S. Samuel, disse uma fonte de segurança à agência noticiosa espanhola EFE.

O ataque ocorreu um mês e meio depois de atentados contra duas igrejas coptas que causaram 45 mortos e foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Os coptas representam entre 10 e 12% da população egípcia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    26 mai, 2017 Queluz 16:12
    O "Estado laico", e a sociedade secular e democrática do ocidente, nunca se sujeitará à escravidão religiosa,, que essa escumalha muçulmana fundamentalista, anseia para as terras livres da Europa. Levarão sempre, com a liberdade em cima a bem ou a mal...

Destaques V+