Tempo
|
A+ / A-

Estudar Fátima é “estudar o século XX português”

26 mai, 2017 - 15:04 • Ecclesia

Colóquio comemorativo reúne especialistas na Academia Portuguesa da História.

A+ / A-

O secretário de Estado da Cultura disse esta sexta-feira na Academia Portuguesa da História que o estudo do centenário de Fátima significa também “estudar o século XX português”, pela importância que os acontecimentos da Cova da Iria ganharam.

Miguel Honrado falava na abertura do colóquio “Fátima. História e memória”, uma iniciativa conjunta da Academia Portuguesa da História e do Santuário de Fátima, que começou esta manhã em Lisboa e prossegue no sábado em Fátima.

Para o secretário de Estado da Cultura, os participantes vão debater um legado “determinante” para a história dos últimos 100 anos, que “ultrapassa grandemente” a dimensão religiosa.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, disse por sua vez que este é um “tema de flagrante actualidade”, dando como exemplo as mais de 21 mil notícias publicadas a respeito da visita do Papa Francisco, a 12 e 13 de Maio.

Fátima, prosseguiu, é um dado “incontornável” para a historiografia actual, elogiando a “pluralidade de leituras” e sublinhando a necessidade, por parte dos responsáveis do Santuário, de promover o conhecimento das “fontes” e de criar condições para um “estudo científico e pluridisciplinar”.

A conferência inaugural esteve a cargo de Marco Daniel Duarte, director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, para quem a Cova da Iria ganhou inquestionavelmente um lugar novo após 1917.

A intervenção, com o título “O tempo e o Espaço – Micro e macro-história do acontecimento ‘Fátima’”, realçou a riqueza de análises, que tem gerado debates “frutíferos”, apesar do “prejuízo dos olhares sempre comprometidos”.

Segundo Marco Daniel Duarte, a base “inicial” para o entendimento dos acontecimentos de Fátima é “a notícia”.

“Foi pela notícia que o fenómeno teve a difusão que rapidamente o transmuta”, permitindo-lhe ganhar dimensão nacional e internacional, precisou.

Para o membro da Academia Portuguesa da História, os acontecimentos chegaram a milhares de pessoas “de forma vertiginosa”.

O tema ganhou interesse nos ambientes republicanos, onde Fátima era visto como “propaganda religiosa”, sendo inclusivamente referida no Parlamento português.

De seguida três oradores – D. Carlos Azevedo, Cristina Sobral e Maria José Azevedo Santos – abordam o tema “Fontes para o Estudo de Fátima”.

“Fátima e a primeira República” e “O republicanismo e Fátima” são as reflexões realizadas na tarde do primeiro dia do colóquio.

O Santuário de Fátima, Centro Pastoral Paulo VI, acolhe os participantes no segundo dia onde são abordados os temas: “Fátima, O Estado Novo e o 25 de Abril”; “A questão religiosa ao tempo do Estado Novo” e “Fátima e o discurso religioso contemporâneo”.

A conferência de encerramento deste colóquio vai ser proferida por D. Manuel Clemente que reflecte sobre “Fátima no contexto do catolicismo contemporâneo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+